Nesta sexta-feira, 29, às 10h, a Rumo fará a entrega da segunda passarela de pedestres do projeto de solução integrada que vai eliminar os cruzamentos da ferrovia na cidade, marcando a terceira obra concluída do conjunto.
As obras entregues já contribuíram para facilitar a mobilidade urbana: em dezembro de 2024, foi inaugurado o acesso viário da Av. Theodoro, da rotatória da UPA até o local da primeira passarela, e, há poucos dias, a primeira passarela de pedestres foi entregue no cruzamento da Av. Cruzeiro do Sul com a ferrovia, entre os bairros Pachá e Giuseppe Spina. A segunda passarela será inaugurada no bairro São Francisco, conectando a Av. Theodoro Rosa Filho à Rua Porto Alegre.
O conjunto de obras completo prevê quase 20 intervenções, entre viadutos, pontilhões, passarelas, túneis de pedestres e acessos viários. Todas as passagens de veículos e pedestres pela linha férrea serão em desnível, garantindo segurança e fluidez no trânsito. Passagens em nível, como as existentes nas ruas 15 de Novembro, Florianópolis e São Paulo, serão fechadas, e a linha férrea terá fechamento de ambos os lados ao longo de 11 quilômetros do trecho urbano.
O investimento nas três primeiras obras já soma R$ 20 milhões, reforçando a importância do projeto tanto para a mobilidade urbana quanto para a posição estratégica de Catanduva no corredor de exportação que liga o Mato Grosso ao porto de Santos.