Troca de experiências marca visita de equipe de Olímpia à UVZ de Catanduva
A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Catanduva recebeu, nesta quarta-feira, dia 16 de setembro, uma equipe da Prefeitura de Olímpia para uma visita técnica e troca de experiências sobre o atendimento de casos de esporotricose em felinos.
A doença, causada por um fungo, acomete principalmente gatos e também pode atingir seres humanos. Os números ajudam a dimensionar a importância desse trabalho: de janeiro até agosto, são 129 resultados positivos para esporotricose em felinos, sendo 51 animais de rua, que foram internados na UVZ, e 78 nos registros de domicílio, que recebem medicamentos e visitas de acompahamento.
Em Catanduva, a UVZ desenvolve um trabalho específico voltado principalmente aos animais de rua, sem tutores, que apresentam suspeita ou diagnóstico da doença e são encaminhados para atendimento.
Durante a visita, os profissionais de Olímpia puderam conhecer a estrutura utilizada na UVZ de Catanduva, com espaços adequados para isolamento dos animais, além da rotina de atendimento e dos procedimentos adotados pela equipe médico-veterinária ao longo do tratamento.
O encontro também abriu espaço para a troca de informações sobre os desafios enfrentados pelos municípios, os cuidados necessários no manejo dos animais e as estratégias adotadas no acompanhamento dos casos.
Recentemente, profissionais da UVZ de Catanduva participaram, no Instituto Pasteur, em São Paulo, de uma capacitação voltada para análise micológica das lesões em felinos, conhecimentos que contribuem para o diagnóstico e o acompanhamento dos animais atendidos.
A visita reforça a importância da integração entre os municípios e do compartilhamento de experiências para o cuidado com os animais e também para a prevenção de riscos à saúde da população.
Autor: Comunicação
Local: Estr. Vicente Sanches, Km 3