Projeto 'Pele no Pote' começa nova edição com 40 alunos da Rede Municipal
Uma experiência que aproxima os estudantes da ciência e do ambiente universitário está de volta. Começou a edição 2026 do projeto Pele no Pote, parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a UNIFIPA/FAMECA que promove a pré-iniciação científica entre alunos do 9º ano da Rede Municipal de Ensino de Catanduva.
Neste ano, 40 estudantes participam do projeto, alunos das 5 escolas municipais de Ensino Fundamental II: EMEF Prof. Waldemar Martins Aydar, EMEF Profª. Darci Helena Delgado Januário, EMEF Prof.ª Graciema Ramos da Silva, EMEF Prof. Arnaldo Zancaner e EMEF Nelson de Macedo Musa.
O Pele no Pote trabalha a aprendizagem investigativa a partir de conhecimentos relacionados à pele humana. Uma das atividades que dá nome ao projeto é a montagem de um modelo das camadas da epiderme dentro de um pote transparente, utilizando doces de diferentes cores para representar cada uma delas. A proposta facilita a compreensão do conteúdo e transforma conceitos científicos em uma experiência prática e acessível aos estudantes.
Além do conhecimento sobre Ciências Biológicas, Histologia e Dermatologia, o projeto proporciona algo que vai além da sala de aula: o contato dos adolescentes com o ambiente universitário e com a rotina acadêmica.
Independentemente da profissão que cada um escolher, experiências como essa ajudam a ampliar horizontes, estimular a curiosidade, desenvolver o trabalho em equipe e despertar novos talentos e vocações.
Mais do que aprender sobre as camadas da pele, o Pele no Pote mostra aos alunos que o conhecimento científico e o mundo acadêmico também podem fazer parte do futuro deles.
Autor: Comunicação
Local: Catanduva/SP