Vacinação de rotina contra raiva em cães e gatos é suspensa temporariamente no estado de São Paulo
A vacinação de rotina contra a raiva em cães e gatos está temporariamente suspensa em todo o Estado de São Paulo, seguindo orientação da Secretaria de Estado da Saúde e do Instituto Pasteur, responsável pela distribuição do imunizante.
A medida foi adotada em razão do desabastecimento nacional da vacina antirrábica para cães e gatos, provocado por atraso no processo licitatório do Ministério da Saúde para aquisição do imunobiológico. De acordo com o Instituto Pasteur, a previsão é que a distribuição de novas doses aos estados ocorra apenas a partir de abril de 2026, após a entrega do novo lote contratado pelo governo federal.
Diante desse cenário, foi recomendada a suspensão temporária das vacinações de rotina e de novos agendamentos, para evitar o esgotamento dos estoques existentes nos municípios.
Vacinação segue em casos específicos
Mesmo com a suspensão das ações de rotina, a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) de Catanduva informa que a vacina continua disponível para situações consideradas estratégicas ou de risco.
Isso inclui casos em que cães ou gatos tenham contato direto com morcegos, por exemplo quando um morcego cai no quintal e o animal doméstico acaba mordendo ou manipulando o animal silvestre.
Nessas situações, a orientação é que o morador entre em contato imediatamente com a UVZ. A equipe técnica poderá ir até o local para recolher o morcego e realizar o protocolo de vigilância, que inclui a vacinação do animal que teve contato e, quando necessário, de outros animais no entorno.
Como acionar a UVZ
Em casos suspeitos ou de contato com morcegos, a população pode procurar a Unidade de Vigilância em Zoonoses de Catanduva:
Local: Rodovia Vicente Sanches, Km 1
Telefone: (17) 3524-2445
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que, mesmo com a suspensão temporária da vacinação de rotina, as demais ações de vigilância contra a raiva seguem sendo realizadas, incluindo o monitoramento de morcegos e a investigação de casos suspeitos.
A expectativa é que a vacinação regular seja retomada em abril, caso se confirme a previsão de normalização no fornecimento das doses pelo Instituto Pasteur.
Autor: Comunicação
Local: Catanduva/SP