O Dia D da Campanha de Vacinação mobilizou os moradores de Catanduva no último sábado, 10 de maio, com atendimento em unidades de saúde e também em pontos itinerantes. A ação teve como principal objetivo ampliar a imunização contra a gripe (Influenza), especialmente entre os grupos prioritários.
No total, foram aplicadas 803 doses de vacinas durante o Dia D, sendo 547 em unidades de saúde e 256 exclusivamente nos dois pontos itinerantes, localizados nas lojas do Supermercado Antunes, nas ruas Sete de Setembro e Antônio Girol. Nos itinerantes, o atendimento foi voltado apenas à vacinação contra a gripe.
Doses aplicadas nas unidades de saúde (todas as vacinas):
• CEM – 180 doses
• Nosso Teto – 122 doses
• Solo Sagrado – 87 doses
• Gaviolli – 72 doses
• Vila Soto – 60 doses
• Nova Catanduva – 26 doses
Postos itinerantes – 256 doses (gripe)
Balanço geral da campanha contra a gripe
Desde o início da campanha, Catanduva já aplicou 13.470 doses da vacina contra a Influenza, com o seguinte detalhamento:
• Idosos: 7.423 doses
• Trabalhadores da saúde: 1.783 doses
• Crianças de 6 meses a menores de 6 anos: 982 doses
• Gestantes: 243 doses
• Outros: 3.039 doses
Esse número representa cerca de 27% da meta pactuada para os grupos prioritários, que é de 49.483 pessoas, o equivalente a 90% do público alvo estimado, conforme critérios definidos pelo Ministério da Saúde.
Fazem parte do público-alvo da campanha as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas ou deficiência permanente, trabalhadores da saúde, educação, transporte coletivo, portuários, forças de segurança, forças armadas, caminhoneiros, população privada de liberdade e pessoas em situação de rua.
A vacina segue disponível em unidades de saúde do município. A Secretaria Municipal de Saúde reforça o chamado à população: vacina é proteção, especialmente para os mais vulneráveis.
Autor: Comunicação
Local: Catanduva/SP