23/01/2025
Saúde
236 visualizações
Prefeitura de Catanduva mobiliza grande força-tarefa contra arboviroses
Ação visa combater focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A Prefeitura de Catanduva iniciará neste sábado, dia 25, uma ampla mobilização de combate às arboviroses em diversos bairros da cidade. A ação integrada, que visa combater o mosquito Aedes Aegypt, ocorrerá nos bairros Diofen Martani, Vila Engrácia, Vila Santa Paula, Vila Isabela, partes do Cury e Agudo Romão, e contará com a participação de vários departamentos da administração municipal e apoio de outros setores.
Ponto de encontro e início dos trabalhos
As equipes se reunirão às 7h30, na Praça localizada na esquina da Rua Londrina com a Rua Cordeirópolis, para iniciar as atividades. A área de atuação abrangerá todos os quarteirões classificados como área de risco no mapa anexo (circulado em vermelho). Depois das ações do sábado, será realizada também, ao longo da próxima semana, a nebulização costal (aplicação de veneno casa a casa) para controle do mosquito.
Principais ações e parcerias
Drone para mapeamento: A Guarda Municipal fará o uso de drones para detectar possíveis focos de água parada em casas fechadas e terrenos.
Secretaria de Meio Ambiente: Roçagem para facilitar a ação dos agentes em terrenos e áreas verdes.
SAEC: Apoiará com máquinas e mão de obra, ampliando a força-tarefa.
Vigilância Sanitária: Atuará em casos de recusa de vistorias ou nebulizações
Secretaria de Trânsito: Oferecerá suporte com sinalização e fechamento de ruas, se necessário.
Desenvolvimento Econômico e Trabalho: Liderará ações junto às empresas das regiões abrangidas, promovendo a "Brigada contra a Dengue".
Obras e serviços: Realizará tapa-buracos, desobstrução de guias e sarjetas, além de coordenar ações de limpeza em escolas e outros edifícios municipais.
Engajamento
A mobilização reforça o compromisso da Prefeitura de Catanduva com a saúde pública e a segurança da população, priorizando a prevenção e a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti.
O combate à dengue é uma responsabilidade conjunta. É fundamental conscientizar a população sobre a importância do combate aos criadouros do mosquito transmissor. Mais de 90% dos criadouros estão dentro das residências.