22/01/2025
Saúde
224 visualizações
Com utilização de drone, GCM identifica potencial criadouro de dengue no Sebastião Moraes
Tecnologia à serviço da prevenção da dengue. A GCM - Guarda Civil Municipal - utilizou drone para identificar piscina sem nenhum cuidado em casa no bairro Sebastão Moraes. A ação foi realizada na manhã desta quarta, 22 de janeiro.
A EMCAa - Equipe Municipal de Combate ao Aedes Aegypt - recebeu denúncia a respeito do local. A partir disso, foi feito o procedimento padrão de visita ao imóvel. Porém, sem sucesso. Com a suspeita de que ali poderia haver uma piscina abandonada, a GCM foi acionada e fez a confirmação através das imagens captadas por drone.
O caso foi encaminhado para a Vigilância Sanitária. O procedimento legal é, em um primeiro momento, entrar em contato com o proprietário do imóvel para que ele tome PROVIDÊNCIAS IMEDIATAS. Ele foi localizado em São Paulo, onde passar por tratamento de saúde, e se prontificou a resolver a situação e abrir o imóvel para vistoria.
Multa
Em casos desse tipo, o proprietário pode receber uma multa que varia de acordo com alguns fatores, como, por exemplo, se há mesmo criadouros no local e se é a primeira vez ou é reincidente. O valor é calculado em UFESP, que é a sigla para Unidade Fiscal do Estado de São Paulo, e pode variar entre 20 UFESP's e 10 mil UFESP's - o equivalente a R$ 740,40 até R$ 370.200,00.
TODOS CONTRA A DENGUE