A cidade de Catanduva promoveu, nesta quarta-feira, 23 de julho, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher, reunindo representantes do poder público e da sociedade civil no Centro de Convenções. O evento teve como objetivo debater políticas públicas voltadas à promoção da igualdade, segurança, autonomia e participação das mulheres na sociedade.
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, a conferência contou com palestra de abertura da psicóloga Janaina Simão, ligada à Secretaria da Mulher de São José do Rio Preto, que trouxe reflexões sobre os desafios e avanços na luta por direitos.
Na sequência, as participantes foram divididas em grupos temáticos, com base nos quatro eixos da conferência:
Eixo 1 - Direito à Vida e à Segurança: Enfrentamento às violências contra as mulheres;
Eixo 2 - Trabalho, Renda e Cuidado: Promoção da autonomia com dignidade;
Eixo 3 - Juventudes, Educação e Futuro: Inclusão com igualdade;
Eixo 4 - Diversidade, Interseccionalidade e Participação Política: Valorização da diversidade e fortalecimento da representação feminina.
Durante os grupos de discussão, foram elaboradas propostas que serão encaminhadas às esferas municipal, estadual e federal, com foco em políticas públicas mais inclusivas e eficazes para diferentes realidades femininas.
A conferência também realizou a eleição das delegadas que irão representar Catanduva na etapa estadual do evento. As selecionadas terão a missão de levar as demandas locais à Conferência Estadual dos Direitos da Mulher, que por sua vez definirá as representantes para a conferência nacional.
A iniciativa reforça o compromisso de Catanduva com a promoção da equidade de gênero e a participação democrática das mulheres na construção de políticas públicas.
Autor: Comunicação
Local: Av. São Domingos, 880