Prefeitura inicia implantação da Central de Atendimento Social A Prefeitura de Catanduva prepara as instalações para a futura Central de Atendimento Social. A sala no complexo da Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica na rua Natal, nº 212, será destinada ao cadastro e recadastro no Cadastro Único (CadÚnico), sistema do Governo Federal que controla benefícios sociais como o Bolsa Família, Tarifa Social e a …
Prefeitura inicia implantação da Central de Atendimento Social A Prefeitura de Catanduva prepara as instalações para a futura Central de Atendimento Social. A sala no complexo da Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica na rua Natal, nº 212, será destinada ao cadastro e recadastro no Cadastro Único (CadÚnico), sistema do Governo Federal que controla benefícios sociais como o Bolsa Família, Tarifa Social e a carteirinha de idoso. De acordo o setor, cerca de 250 famílias de Catanduva são inseridas mensalmente no CadÚnico. A expectativa é que, com a nova estrutura, toda a demanda seja absorvida no mesmo local. Atualmente, boa parte dos cadastros é feita nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Juca Pedro, Bom Pastor, Imperial, Nosso Teto e no Órgão Gestor da Assistência Social. Alguns casos, porém, permanecerão com atendimento in loco, ou seja, com a coleta de informações nas residências. “A centralização dos cadastros não isenta os Cras do acompanhamento familiar para oferecer as orientações necessárias a cada situação”, ressalta a secretária de Assistência Social. Para as adequações na sala que, até então, era utilizada para reuniões, foram reaproveitadas as antigas baias da Central de Atendimento da Prefeitura. Por sua vez, a secretaria investiu na aquisição de computadores, ar-condicionado e material para as instalações elétrica e de internet. A previsão é que o sistema na central de CadÚnico comece a operar no começo do ano que vem. A preocupação com o setor social é uma das características da prefeita de Catanduva, que sempre atuou nessa área. Ela fez questão de que o mobiliário da Central de Atendimento, substituído recentemente, fosse destinado ao Complexo Social. “Vamos aprimorar o atendimento e oferecer mais conforto à população e também aos nossos servidores”, comenta a prefeita. O local contará com equipe capacitada e habilitada para acessar o sistema, além do atendimento ao público. O gerenciamento das informações permanece sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social.