Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Catanduva e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal de Catanduva
Notícias
FEV
14
14 FEV 2023
EDUCAÇÃO
Escola Professor José D’ Oliveira Barreto substitui sinal por música
receba notícias
O ano letivo começa com novidade na Escola Municipal de Ensino Fundamental José de Oliveira Barreto. O tradicional sinal sonoro deu lugar a músicas. Caixas de som espalhadas pela escola transmitem as canções na hora da entrada e nos intervalos para o recreio. Dentre as vantagens, o sistema de som é considerado modelo, pois não incomoda alunos autistas. Além disso, contribui para organização escolar, já que, ao final das aulas, as crianças permanecem em sala, até que seja feita a chamada nominal, pela inspetora. A idéia da mudança foi da própria direção, com aval da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo era acabar com o som da sirene apoio na música como Cultura. Na prática, a equipe acolhe indicações musicais dos professores e crianças, além do que os alunos gostariam de ouvir. A cada semana, as músicas são alternadas e, em um mural, os alunos conhecem a biografia do cantor. De acordo com a diretora Daniele Catelan, nos primeiros dias de aula, a nova experiência teve resultado positivo. “Acredito que a música já favoreceu. Escolhemos músicas lentas. Todos ficaram felizes. É um ambiente ainda mais acolhedor”, ressalta a diretora da escola. Para a Secretária de Educação, Cláudia Cosmo, as novas descobertas são bem-vindas e aponta a Escola Professor José D’ Oliveira Barreto como exemplo de Educação Humana e Inclusiva. “ Ao substituir as sirenes por músicas, a escola atende as necessidades das crianças autistas, como também aumenta o repertório cultural de todas as crianças com diferentes tipos de músicas. Inserindo as crianças, portanto, em diversos tipos de sons, e a cultura musical dos nossos alunos se amplia dessa forma. Além disso, eles também participam da escolha das música, o que incentiva a autonomia e a participação”, ressalta a Secretária.
Autor: Cíntia Souza Tartaglia
Seta
Versão do Sistema: 3.4.3 - 10/03/2025
Copyright Instar - 2006-2025. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia