calendario Terça-feira, 11 de maio de 2021
calendarioOuvidoria Catanduva 0800 772 9152
SERVIÇOS

Assistência Social

Secretaria de

Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social é o órgão responsável pela gestão municipal da Política de Assistência Social, com a tarefa de consolidar o direito à assistência social, que busca garantir o atendimento às necessidades básicas da população.

 – Realiza a gestão do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS), que oferece recursos financeiros para a implantação e execução dos serviços, programas e projetos de assistência social;

– Organiza as ações da assistência social – Proteção Social Básica e Proteção Social Especial;

 – Gerencia e presta contas de Convênios Estaduais e Federais;

 – Realiza a gestão orçamentária da pasta;

 – Apoia todos os Conselhos vinculados.

  Centro de Referência de Assistência Social (Cras)

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da Assistência Social e é a referência para o desenvolvimento de todos os serviços socioassistenciais de Proteção Social Básica do SUAS. É uma unidade pública, localizada prioritariamente em área de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. A equipe do CRAS apoia ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas, eventos, festivas, capacitações, oficinas artesanais, atividades físicas, reuniões socioeducativas, atuando junto às famílias e a comunidade na construção de soluções para o enfrentamento problemas de questões sociais. Nos CRAS, os cidadãos são orientados sobre os benefícios assistenciais.

Procure o CRAS mais próximo de sua casa:

CRAS Imperial – Av. Porto Novo, 498 – Jardim Imperial

CRAS Juca Pedro – Rua Tiête, 1.890 – Jardim Soto

CRAS Bom Pastor – Av. Pastor José Dutra de Moraes, 99 – Bom Pastor

CRAS Nosso Teto – Av. Antonio Girol , 1.335 – Parque Gloria

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é complementar ao trabalho social com as famílias, com atendimento em grupos. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade de cada cidadão. O objetivo é fortalecer as relações familiares e comunitárias, promover a integração e troca de experiência entre os participantes, e valorizar o sentido de vida coletiva, com caráter preventivo e pautando-se na defesa, afirmação de direitos e desenvolvimento de capacidades dos usuários. Para participar, basta procurar o CRAS mais próximo de sua casa. 

Centro Pop

Unidade pública de atendimento especializado à população em situação de rua. Não funciona como abrigo, mas sim um ponto de convivência para pessoas que moram e/ou sobrevivem nas ruas. Trata-se de um espaço de acolhimento e convivência, aberto durante o dia. A finalidade é assegurar a reinserção e laços sociais, rompidos por fatores como o alcoolismo e/ou uso de drogas, problemas de saúde mental, desemprego e conflitos familiares.  O Centro Pop oferece espaços para banho, lavar e secar roupas e guarda de pertences, kit de higiene pessoal, vestuário, calçados, alimentação, provisão de documentação, localização da família, encaminhamento para rede de serviços, além da preparação e reinserção no mercado de trabalho. O serviço pode ser acessado de forma espontânea pela pessoa em situação de rua, a partir da Abordagem Social, por outros serviços do setor ou outras políticas públicas.

Centro Pop: Rua Argentina, 78 – Vila Juca Pedro

Abordagem Social

O Serviço de Abordagem Social, desenvolvido pela equipe do Centro Pop, é um importante canal de identificação de indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos que podem associar-se ao uso abusivo ou dependência de drogas. Com ações planejadas de aproximação humanizada, a equipe tenta sensibilizar as pessoas em situação de rua a voltar para a casa de familiares ou aderir aos serviços oferecidos pela Prefeitura, especialmente a Casa de Passagem. A abordagem é realizada por uma equipe referenciada no Centro Pop e desenvolve o serviço nas ruas, praças, espaços públicos, locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, prédios abandonados, semáforos, entre outros locais.

Casa de Passagem

A Casa de Passagem funciona 24 horas por dia para atender pessoas em situação de rua, com acolhimento em um local estruturado que garante segurança e dignidade. No local, há regras de conduta estipuladas aos acolhidos, objetivando uma convivência sadia e harmoniosa. Dessa forma, drogas e bebidas alcoólicas são estritamente proibidas. Além disso, os acolhidos devem manter os espaços limpos e organizados, e podem participar de atividades e oficinas socioeducativas desenvolvidas no Centro Pop. Os serviços disponibilizados são alimentação (café da manhã, almoço, jantar, café da noite), pouso, banho, vestuário (verão-inverno e roupas intimas)  calçado (tênis e chinelo), material de higiene pessoal (sabonete, shampoo, condicionador, absorvente, desodorante, lâmina de barbear e toalha de banho).

Casa de Passagem: Rua Ribeirão Preto, 25 – Centro

Centro Dia do Idoso (CDI)

O Centro Dia do Idoso é uma unidade pública voltada para a Política Nacional do Idoso, que atende pessoas com 60 anos ou mais, que necessitam de cuidados durante o dia e que, à noite, voltam para suas casas, mantendo assim os vínculos sociais e familiares. Os idosos são encaminhados e acompanhados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O núcleo tem como objetivo não apenas a inclusão, proteção e elevação da qualidade de vida, mas também a melhoria das condições de vida em família. Desta forma, contribui-se para a autoestima, saúde física e mental do idoso, evitando o isolamento social e a institucionalização precoce.

Últimas Notícias

Prefeitura retoma abordagem social noturna com acolhimento a pessoas em situação de rua

Cuidado, carinho e a apresentação de uma chance de mudar de vida! A Prefeitura de Catanduva retomou o trabalho de abordagem social noturna voltada às pessoas em situação de rua. O pontapé inicial ocorreu na última quinta-feira, dia 6, e contou com a presença do prefeito, Padre Osvaldo de Oliveira Rosa. Com a busca ativa, as equipes oferecem atendimento de saúde  e encaminhamento social. É …

Programa Emergencial de Desemprego inicia contratações

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou as contratações via PED (Programa Emergencial de Desemprego). Dentre os selecionados, 25 pessoas foram designadas para atuar na EMCAA (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti) e receberam instruções para integrar as atividades. A contratação visa fortalecer o combate a dengue que será intensificado nos bairros. De acordo com a Secretaria de …

Programa Emergencial de Desemprego contabiliza 2,2 mil inscrições e prepara seletiva

O Programa Emergencial de Desemprego (PED) contabiliza 2.200 inscritos. A partir de agora, a Secretaria Municipal de Assistência Social dará início à seletiva, a parir das informações cadastrais, respeitando todos os critérios estabelecidos para pontuação. Para atender os munícipes, inicialmente, a ficha cadastral foi disponibilizada online – via site da Prefeitura. Além disso, pra quem não tem acesso à internet, os formulários foram entregues em …

Prefeitura de Catanduva
FIQUE POR DENTRO
RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
PREFEITURA DE CATANDUVA

Pça. Conde Francisco Matarazzo, 01

Centro - Catanduva/SP

CEP: 15800-031

TELEFONES ÚTEIS

GCM: 153

Polícia: 190

SAMU: 192

Bombeiros/Resgate: 193

Prefeitura: 3531-9100

©2019 | Prefeitura Municipal de Catanduva - Administração 2021-2024