calendario Quarta-feira, 08 de abril de 2020
calendarioOuvidoria Catanduva 0800 772 9152
SERVIÇOS

Assistência Social

Secretaria de

Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social é o órgão responsável pela gestão municipal da Política de Assistência Social, com a tarefa de consolidar o direito à assistência social, que busca garantir o atendimento às necessidades básicas da população.

 – Realiza a gestão do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS), que oferece recursos financeiros para a implantação e execução dos serviços, programas e projetos de assistência social;

– Organiza as ações da assistência social – Proteção Social Básica e Proteção Social Especial;

 – Gerencia e presta contas de Convênios Estaduais e Federais;

 – Realiza a gestão orçamentária da pasta;

 – Apoia todos os Conselhos vinculados.

  Centro de Referência de Assistência Social (Cras)

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da Assistência Social e é a referência para o desenvolvimento de todos os serviços socioassistenciais de Proteção Social Básica do SUAS. É uma unidade pública, localizada prioritariamente em área de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. A equipe do CRAS apoia ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas, eventos, festivas, capacitações, oficinas artesanais, atividades físicas, reuniões socioeducativas, atuando junto às famílias e a comunidade na construção de soluções para o enfrentamento problemas de questões sociais. Nos CRAS, os cidadãos são orientados sobre os benefícios assistenciais.

Procure o CRAS mais próximo de sua casa:

CRAS Imperial – Av. Porto Novo, 498 – Jardim Imperial

CRAS Juca Pedro – Rua Tiête, 1.890 – Jardim Soto

CRAS Bom Pastor – Av. Pastor José Dutra de Moraes, 99 – Bom Pastor

CRAS Nosso Teto – Av. Antonio Girol , 1.335 – Parque Gloria

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é complementar ao trabalho social com as famílias, com atendimento em grupos. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade de cada cidadão. O objetivo é fortalecer as relações familiares e comunitárias, promover a integração e troca de experiência entre os participantes, e valorizar o sentido de vida coletiva, com caráter preventivo e pautando-se na defesa, afirmação de direitos e desenvolvimento de capacidades dos usuários. Para participar, basta procurar o CRAS mais próximo de sua casa. 

Centro Pop

Unidade pública de atendimento especializado à população em situação de rua. Não funciona como abrigo, mas sim um ponto de convivência para pessoas que moram e/ou sobrevivem nas ruas. Trata-se de um espaço de acolhimento e convivência, aberto durante o dia. A finalidade é assegurar a reinserção e laços sociais, rompidos por fatores como o alcoolismo e/ou uso de drogas, problemas de saúde mental, desemprego e conflitos familiares.  O Centro Pop oferece espaços para banho, lavar e secar roupas e guarda de pertences, kit de higiene pessoal, vestuário, calçados, alimentação, provisão de documentação, localização da família, encaminhamento para rede de serviços, além da preparação e reinserção no mercado de trabalho. O serviço pode ser acessado de forma espontânea pela pessoa em situação de rua, a partir da Abordagem Social, por outros serviços do setor ou outras políticas públicas.

Centro Pop: Rua Argentina, 78 – Vila Juca Pedro

Abordagem Social

O Serviço de Abordagem Social, desenvolvido pela equipe do Centro Pop, é um importante canal de identificação de indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos que podem associar-se ao uso abusivo ou dependência de drogas. Com ações planejadas de aproximação humanizada, a equipe tenta sensibilizar as pessoas em situação de rua a voltar para a casa de familiares ou aderir aos serviços oferecidos pela Prefeitura, especialmente a Casa de Passagem. A abordagem é realizada por uma equipe referenciada no Centro Pop e desenvolve o serviço nas ruas, praças, espaços públicos, locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, prédios abandonados, semáforos, entre outros locais.

Casa de Passagem

A Casa de Passagem funciona 24 horas por dia para atender pessoas em situação de rua, com acolhimento em um local estruturado que garante segurança e dignidade. No local, há regras de conduta estipuladas aos acolhidos, objetivando uma convivência sadia e harmoniosa. Dessa forma, drogas e bebidas alcoólicas são estritamente proibidas. Além disso, os acolhidos devem manter os espaços limpos e organizados, e podem participar de atividades e oficinas socioeducativas desenvolvidas no Centro Pop. Os serviços disponibilizados são alimentação (café da manhã, almoço, jantar, café da noite), pouso, banho, vestuário (verão-inverno e roupas intimas)  calçado (tênis e chinelo), material de higiene pessoal (sabonete, shampoo, condicionador, absorvente, desodorante, lâmina de barbear e toalha de banho).

Casa de Passagem: Rua Ribeirão Preto, 25 – Centro

Centro Dia do Idoso (CDI)

O Centro Dia do Idoso é uma unidade pública voltada para a Política Nacional do Idoso, que atende pessoas com 60 anos ou mais, que necessitam de cuidados durante o dia e que, à noite, voltam para suas casas, mantendo assim os vínculos sociais e familiares. Os idosos são encaminhados e acompanhados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O núcleo tem como objetivo não apenas a inclusão, proteção e elevação da qualidade de vida, mas também a melhoria das condições de vida em família. Desta forma, contribui-se para a autoestima, saúde física e mental do idoso, evitando o isolamento social e a institucionalização precoce.

Últimas Notícias

Programa Vivaleite passa a fazer entrega uma vez por semana

Programa Vivaleite passa a fazer entrega uma vez por semana  A Secretaria Municipal de Saúde seguirá determinação do Governo do Estado e fará a distribuição gratuita de leite pasteurizado – enriquecido com ferro e vitaminas, do Programa Vivaleite, somente de segunda-feira, a partir de abril. O intuito é reduzir o fluxo nas unidades de saúde, onde são feitas as entregas às famílias. Tradicionalmente, a distribuição …

Por prevenção, Restaurante Popular passa a distribuir marmitex

Por prevenção, Restaurante Popular passa a distribuir marmitex  Diante da pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Catanduva mudou o sistema de atendimento ao público no Restaurante Popular Francisco Almendros. A unidade passou a distribuir refeições prontas em embalagens descartáveis. A medida tem o objetivo de evitar aglomeração no local. A orientação é que os frequentadores retirem a marmitex e façam suas refeições em casa ou …

Assistência Social orienta moradores de rua sobre coronavírus

Assistência Social orienta moradores de rua sobre coronavírus O trabalho social desenvolvido pela Prefeitura de Catanduva está focando a prevenção ao coronavírus junto às pessoas em situação de rua. Esse público é acompanhado pela equipe do Centro Pop, que elaborou ação de conscientização quanto aos perigos do novo vírus. O assunto tem sido abordado em atividades internas e durante abordagens nas ruas. O grupo recebe …

Prefeitura de Catanduva
FIQUE POR DENTRO
RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
PREFEITURA DE CATANDUVA

Pça. Conde Francisco Matarazzo, 01

Centro - Catanduva/SP

CEP: 15800-031

TELEFONES ÚTEIS

Polícia: 190

Bombeiros/Resgate: 193

SAMU: 192

Prefeitura: 3531-9100

©2019 | Prefeitura Municipal de Catanduva - Administração 2017-2020