BOLETIM – ATUALIZAÇÃO DO SARAMPO – 26.09.2019
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou dois casos de sarampo autóctones – de transmissão local. Uma das vítimas tem 7 meses e vive no Parque Flamingo. A outra tem dois anos e reside na Vila Soto. Nesse caso, a criança apresentou os sintomas apesar de ser vacinada. A doença foi detectada por meio de amostras analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz.
Com isso, sobe para quatro o número de casos positivos de sarampo na cidade, dois deles são considerados importados, cujas infecções ocorreram na capital paulista – um deles é morador de Bauru e outro de São Paulo. Outros dois casos estão em investigação.
A Secretaria de Saúde informa que, sempre que identificado casos suspeitos de sarampo, a vigilância desenvolve bloqueio vacinal no entorno do local de notificação para evitar o contágio.
Catanduva se prepara para a campanha de vacinação contra o sarampo. Na cidade, o mutirão ocorrerá em duas etapas. Na primeira fase, que vai de 7 a 25 de outubro, serão vacinadas crianças, a partir dos seis meses a menores de cinco anos. Enquanto que, na segunda etapa, que vai de 18 a 30 de novembro, serão imunizados jovens, com idades entre 20 a 29 anos.
A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, está disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde do município.