Prefeitura Municipal de Catanduva

Aumentar Diminuir Contraste Acessibilidade

Assistência Social

A Assistência Social é direito do cidadão e dever do Estado. Provê os mínimos sociais, através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas. Realizam-se de forma integrada as políticas setoriais, com vistas ao enfrentamento da pobreza, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais. Plantão Social: Atendimento a todos os cidadãos que se apresentam no setor. Objetivo: Prestar atendimentos emergenciais a todas as familias, garantindo-lhes as necessidades básicas.

CAIC JOVEM

11/07/2018 - 10:44

Solenidade de inauguração do Caic Jovem é nesta quinta 28

 

O Programa Caic Jovem será inaugurado oficialmente nesta quinta-feira, dia 28. A solenidade tem início às 9h, na própria escola, e contará com a presença de autoridades, profissionais da Educação, alunos e parceiros do projeto.

 

O programa consiste em uma parceria entre a Prefeitura de Catanduva e instituições de ensino da cidade em busca da qualificação de jovens e adolescentes para o mercado de trabalho.

 

As atividades tiveram início em março deste ano, com 200 alunos. Para o segundo semestre, há previsão de abertura de 150 novas vagas e inclusão de, pelo menos, quatro novos cursos, destinados a alunos a partir do 9º ano, fase que o jovem se aproxima da busca pelo primeiro emprego.

 

“Nossa intenção é garantir que esses alunos tenham a qualificação e ensino necessários para que, ao terminar o ensino médio, alcancem a inserção no mercado de trabalho. Além disso, evitamos que estes jovens fiquem nas ruas”, disse o prefeito.

 

Os alunos têm à disposição oficinas de dança e coral, e aulas de atletismo, futsal, taekwondo e panificação. Os cursos de qualificação, em parceria com o Imes Catanduva e o Instituto Federal (IFSP), são de criação de games para internet e educação financeira, respectivamente.

 

O Senac Catanduva oferecerá, a partir de agosto, cursos de auxiliar administrativo, almoxarife e estoquista, recepcionista e auxiliar de escritório. No primeiro semestre, os alunos tiveram aulas pelo Cetec nas áreas de informática, design de sobrancelhas e também de recepcionista.

 

Cursos de tratamento e limpeza de piscinas, noções básicas de garçom, marcenaria e básico de cabeleireiro estão em fase de aprovação. A Secretaria de Assistência Social deverá oferecer, ainda, cursos nas áreas de comportamento e vestimenta por meio do projeto Adolescente em Foco.

 

Rotina

 

Participam do programa alunos a partir dos 11 anos de idade, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Os cursos e atividades são realizados no horário contrário ao das aulas. Para o ingresso, o interessado deve estar devidamente matriculado e ter frequência regular na escola.

 

As aulas são das 7 às 12 horas e das 12h30 às 17h30. As turmas são divididas por idade e ano escolar. Há orientação e possibilidade de pesquisa em computador para trabalhos acadêmicos. Os alunos têm duas refeições por período: café da manhã e almoço ou lanche da tarde e jantar.


Prefeitura de Catanduva | www.catanduva.sp.gov.br | Ouvidoria 0800-772-9152