Prefeitura Municipal de Catanduva

Aumentar Diminuir Contraste Acessibilidade

Planejamento

A Secretaria de Planejamento e Informática:

- desenvolve projetos, planos e programas nas áreas de arquitetura e urbanismo;
- é responsável pela implantação e revisão do Plano Diretor Participativo;
- é responsável pelo controle urbanístico urbano (aprovação e regularização de projetos, fiscalização de obras particulares e fiscalização de posturas);
- elabora minutas de lei relativas ao desenvolvimento físico territorial urbano;
- coordena processos participativos de gestão urbana.

_

Missão:

Garantir o desenvolvimento territorial municipal de forma sustentável, participativa e inclusiva.

Objetivos:

_

1 - Instituir e monitorar um sistema de planejamento urbano, envolvendo a cidade como um todo. Ações: Plano Diretor Participativo; Plano Local de Habitação de Interesse Social; Estudo de Concepção de Drenagem Urbana (PAC.2); Plano de Mobilidade Urbana (BID); Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano; Comissão de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo; Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano; Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social; Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social; Elaboração de Minutas de Lei em geral que dizem respeito a questões físico territoriais urbanas; Coordenação de processos participativos de planejamento físico-territorial.

2 - Monitorar a qualidade da produção edificada privada a fim de contribuir para sustentabilidade urbana e evitar conflitos de vizinhança. Ações: Aprovação de Edificações; Regularização de Edificações; Fiscalização de Edificações; Habite-se; Zoneamento do Uso do Solo; Aprovação do Projeto Urbanístico de Loteamento; Informação, atendimento de dúvidas e capacitação da população quanto a questões cívicas da produção do conjunto construído privado.

3 - Desenvolver projetos importantes à população, a fim de democratizar o acesso a serviços públicos em toda a cidade. Ações: Projetos de construção, ampliação e reforma de escolas, unidades de saúde, áreas de esporte e lazer, equipamentos de cultura e sociais em geral, etc., conforme necessidades apontadas pelas secretarias municipais, distribuídas pelo espaço urbano, acessíveis e funcionais.

4 - Aprimorar a paisagem urbana e municipal, como um indicador de qualidade de vida e harmonia do espaço público, prezando pela qualidade arquitetônica e urbanística do conjunto da obra projetada e reforçando a identidade do município de Catanduva. Ações: projetos de edifícios e lugares que representam marcos urbanos, e/ou que possuam significado à população catanduvense, e/ou que estejam localizados em perspectivas privilegiadas. Exemplos: edifícios de patrimônio histórico (Ex.: Secretaria da Educação, Estação Cultura, Castelinho etc.), entradas da cidade, praças, edifícios públicos em geral, identidade visual de lugares públicos etc.

_

Departamento de Informática O&M:

_

Missão: Aplicar os recursos tecnológicos para aprimorar os procedimentos de trabalho da Prefeitura do Município de Catanduva, promovendo a harmonização do ambiente de trabalho e o desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores municipais,
possibilitando rapidez e segurança na prestação de serviços aos cidadãos.

_

Principais Atividades:
· Dar apoio tecnológico à Administração Municipal para gestão do plano de governo;
· Especificar, adquirir, instalar, configurar e manter os equipamentos de informática;
· Projetar, implantar e administrar redes de computadores;
· Garantir a segurança da informação;
· Desenvolver e implantar softwares;
· Gerenciar softwares terceirizados;
· Garantir acessibilidade aos recursos de informática;
· Dar orientações técnicas e suporte aos servidores municipais;
· Elaborar editais e especificações para compra de equipamentos e serviços de informática;
· Definir e manter a padronização tecnológica de soluções em informática;
· Gerenciar e monitorar os servidores e estruturas de redes;
· Configurar e administrar os bancos de dados;
· Realizar rotinas de backup dos dados dos servidores;
· Controlar e monitorar o acesso à Internet e e-mails;

LINHA DE TREM

07/05/2018 - 07:40

Novo contorno ferroviário de Catanduva é discutido em Brasília

 

A construção do novo contorno ferroviário de Catanduva, orçado em R$ 162,1 milhões, foi discutido em Brasília na quarta-feira (2). Representantes da Prefeitura e da Rumo, concessionária responsável pela operação ferroviária, estiveram reunidos com a diretoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

 

O contorno pretende retirar o trecho ferroviário que passa pelo perímetro urbano da cidade. De acordo com Marcelo Chagas, coordenador geral de obras ferroviárias do Dnit, o encontro serviu para mostrar o engajamento da prefeitura, da concessionária e da União. “A obra trará benefícios para todas as partes envolvidas”, afirmou. “A cidade terá ganho social retirando a operação ferroviária e os seus impactos do centro da cidade. Também haverá ganho para a Rumo, uma vez que a concessionária não tem interesse em passar no meio da cidade, com problemas de parada de trens em passagens em nível. E, por fim, a economia nacional ganhará com maior eficiência do modal ferroviário transportando a produção agrícola ao Porto de Santos”.

 

Segundo Charles Magno Nogueira Beniz, diretor de Infraestrutura Ferroviária do Dnit, o Governo Federal tem a intenção de construir o contorno ferroviário. Ele ressaltou a necessidade de uma mobilização conjunta, sobretudo das forças partidárias e políticas da cidade, para que o projeto possa sair do papel.

 

Para isso, afirma, é necessário que o Congresso Nacional inclua recursos para viabilizar a licitação da obra no orçamento da União em 2019. Devido à alta complexidade e ao custo elevado, a obra implica num planejamento de longo prazo. 

 

A diretora da Secretaria de Planejamento de Catanduva, que representou a Prefeitura em Brasília, lembra que a realização do contorno ferroviário é meta desde a primeira gestão do prefeito. “Agora, com o projeto executivo pronto, o esforço será para incluir a obra no orçamento da União”, diz.

 

Adriana ressalta, ainda, que equipes da Prefeitura e da Rumo estão trabalhando na elaboração de um plano de modernização viária, para execução em curto prazo, que solucione estrangulamentos do trânsito nas passagens sobre os trilhos e facilite a vida dos cidadãos. Assim que concluído, o projeto será apresentado à população.


Prefeitura de Catanduva | www.catanduva.sp.gov.br | Ouvidoria 0800-772-9152