Água e Esgoto (SAEC)

• OBRAS DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO

Obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) estão em andamento

Comunicado - Prefeitura de Catanduva

A Prefeitura e a Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (Saec)

COMUNICADO

A Prefeitura e a Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (Saec) comunicam duas interdições que serão realizadas na segunda (dia 13) e terça-feira (14):

• SAEC EM AÇÃO

Prefeitura inaugura Unidade do Emílio Carlos, Estação Elevatória e Rede de Esgoto do Raul de Carvalho

100% CUMPRIDO

Pela primeira vez na história, Catanduva cumpre 100% das metas estipuladas pelo SISÁGUA e PROÁGUA

SANEAMENTO BÁSICO

Prefeitura de Catanduva realiza Audiência Pública sobre Saneamento Básico

• SAEC EM AÇÃO

SAEC: Troca de motobomba não interfere no abastecimento de água

TROCA DE MOTOBOMBA

SAEC realiza troca de motobomba nesta quarta-feira

ETE É DESTAQUE NO SBT

SBT vem à Catanduva realizar entrevista sobre a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)

• OBRAS DA ETE NÃO PARAM

Obra da ETE vai entregar 100% de esgoto tratado para a população de Catanduva

TOUR SAEC

Saec realiza tour em unidades de captação e reservação de água em Catanduva

ATENÇÃO JD. SÃO DOMINGOS

Abastecimento de água no Jardim São Domingos será interrompido no domingo (17)

• AVISO IMPORTANTE

Moradores devem economizar água nesta terça-feira

SAEC expõe ETE para membros do Comdu

Palestra foi ministrada pelo engenheiro Benigno Lopes Neto, responsável pela fiscalização das obras da ETE; ele explicou sobre o processo de tratamento do esgoto e tirou dúvidas

TARIFA SOCIAL

Beneficíio da SAEC atende mais de 200 famílias na cidade

• NOVO POÇO PROFUNDO

Por R$ 2,5 milhões, Prefeitura perfura captação no Eldorado

OBRAS NO SAN REMO

Prefeitura investe R$ 265 mil para conter águas pluviai e erosões

SAEC recupera rua Birigui e atende TAC

Obras para conter a erosão da rua Birigui, no Jardim Nova Catanduva, dão por encerrada novação originada no TAC firmado entre Prefeitura e Ministério Público em 1999

A Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (SAEC), uma autarquia municipal, dentre seus inúmeros serviços é responsável pela captação de recursos hídricos do Município, bem como pela coleta dos efluentes de esgoto e oferta de toda a infra-estrutura necessária ao gerenciamento do sistema de abastecimento, tanto na parte técnica quanto na relação entre contribuinte e municipalidade.

OBRAS DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO

21/08/2014 - 23:45

Obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) estão em andamento

18.08.14 – As obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (SAEC) estão em andamento. O local está sendo construído às margens da Rodovia Vicinal Vicente Sanches, entre Catanduva e Catiguá, em uma área de oito alqueires.

O objetivo é tratar 100% do esgoto, e aumentar a qualidade de vida da população, atraindo novos investimentos e revolucionando o sistema de esgotamento sanitário do município.

Investimento

Com um valor estimado em 24 milhões de reais, com recursos do Programa Acelerador do Crescimento (PAC – 2), terá capacidade de tratar cerca de 450 litros por segundo, em seu pico máximo. A estação está sendo construída para atender cerca de 180 mil habitantes por até 25 anos.

Estrutura

A estrutura da ETE é formada pela estação elevatória de esgoto, que é a unidade de bombeamento responsável por recalcar o esgoto de tubulações muito profundas, que exigem a necessidade de um equipamento para transpor essa profundidade, e quatro lagoas de tratamento, cada uma delas com dimensões maiores que as de um campo de futebol.

São duas lagoas de aeração, onde o esgoto é submetido à agitação mecânica, ocorrendo assim a oxigenação da mistura, eliminando os gases indesejáveis e acelerando o processo de decomposição. As outras duas lagoas são de decantação, onde os resíduos ficam depositados no fundo e a água, já livre de sujeiras, vai de volta para o rio.

O que já foi feito (85% da obra concluída):

• Casa de operação: 64%
  • Casa de sopradores: 93%
  • Urbanização, cerca e sistema viário: 62%
  • Portaria: 75%
  • Elevatória de Esgoto Bruto: 94%
  • Gradeamento: 90%
  • Tubulações externas de processo: 93%
  • Tubulações externas auxiliares: 82%

A Caixa Econômica Federal é parceira da SAEC na construção da ETE e acompanha, através de relatórios enviados mensalmente pela autarquia, o andamento das obras e as demais ações promovidas.

Serviço

Para que ocorra a participação popular no projeto são ministradas palestras sobre educação ambiental, educação sanitária e educação para a saúde, com explicação dos benefícios que a ETE trará para a população.

Além das palestras, são realizadas visitas nas obras da estação com alunos de escolas públicas e particulares.

Os interessados em visitar a ETE ou que tenham interesse nas palestras, devem entrar em contato com a SAEC, pessoalmente ou através do telefone (17) 3531-0622.

A SAEC trabalha para se tornar referência nacional na área de saneamento e distribuição de água e aumentar a qualidade de vida de toda a população.

//Galeria de fotos

Rolar para esquerda
  • Despoluição: sifão invertido no rio São Domingos - Atual
  • Canalização Av. Theodoro Rosa Filho