Capacitações Sebrae Catanduva
  • Centro Educacional do Sesi
  • Capacitações Sebrae Catanduva
Compete à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Relação de Trabalho:

I - Assistir e assessorar o Prefeito na estipulação de política,

programas, planos e projetos referentes ao desenvolvimento econômico e a criação de

empregos;

II - Executar levantamento de informações necessárias ao

desenvolvimento de projetos e programas que visem ao desenvolvimento econômico e à

geração de emprego e renda;

III - Desenvolver parcerias entre o Poder Público Municipal e

regional com as entidades da sociedade civil, tendo em vista ações comuns de

valorização da região e de busca de melhorias;

IV - Desenvolver estudos para o incentivo, inclusive do ponto de

vista fiscal, de atividades que fortaleçam as vantagens locacionais ou a identidade local

visando a capacidade de geração de empregos, a preservação da harmonia econômica

regional e a manutenção ou ampliação da capacidade arrecadadora do município.

V - Desenvolver gestões junto aos setores produtivos

aproximando-os do Poder Público com o fim de incorporá-los ao estorço comum de

desenvolvimento local;

VI - Divulgar os potenciais econômicos do município, seja no

setor produtivo, comercial ou de serviços, com o intuito de promover a imagem da

cidade, atraindo novos investimentos.

Base Legal: Lei Complementar nº. 0159/2000.

É atribuído à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Relação de

Trabalho a administração dos seguintes serviços (ver descrição na aba “serviços”):

- CEUS - Centro de Artes e Esportes Unificados de Catanduva “Francisco Felipeli

Filho”;

- Interlocução com entidade de Pós graduação, Ensino Superior e Técnico de Catanduva

e região;

- Livro: Conjuntura Catanduva - Um Olhar para o Futuro - Aspectos Históricos e

Contemporâneos;

- POUPATEMPO: PROGRAMA EMPRESA AGORA, Posto de Atendimento ao

Trabalhador, Banco do Povo;

- PROCON;

- PRODEICA/Programa de Desenvolvimento Empresarial;

- Shopping Popular;

DESBUROCRATIZAÇÃO

23/05/2019 - 09:42

Catanduva tem o segundo melhor programa de desburocratização do Estado de São Paulo

O Programa Empresa Agora, de Catanduva, é o segundo melhor do Estado de São Paulo na categoria “Desburocratização e Implementação da Redesimples”. O prêmio foi entregue ao prefeito na última terça-feira, 21, no Memorial da América Latina, na capital paulista.

Desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Relação de Trabalho (Semdert), o Empresa Agora já contribuiu para a formalização de 1.868 empresas no município. O resultado consta do site Portal do Empreendedor e compreende o período entre fevereiro de 2017, lançamento do programa, até 30 de abril de 2019.

Para o prefeito, o resultado é fruto de intenso trabalho dos funcionários. “O empreendedor é, atualmente, a mola propulsora deste país. Esse é também o pensamento de nossa equipe, que não mede esforços para auxiliar empresários na formalização e contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade e região”, frisa.

Na categoria Desburocratização, Catanduva competiu com os municípios de Mogi das Cruzes, primeira colocada, e Itu, que ficou com o terceiro lugar. Além delas, outras 134 apresentaram projetos, mas apenas 23 chegaram à etapa final da premiação. O programa ainda obteve “selo” em Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor.

Presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles ressaltou a importância de o governo devolver a credibilidade ao brasileiro. “Em 10 anos, o Sebrae possibilitou, a partir destes programas, a criação de 8,3 milhões novas empresas, gerando renda e emprego no Brasil. Os prefeitos são os principais catalisadores dessas ações”, disse.

Empresa Agora

Pioneiro da região e um dos poucos desse modelo no Estado de São Paulo, o Empresa Agora passou pelo crivo de técnicos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), recebendo destaque entre as iniciativas semelhantes no Estado.

Implantado em 2017, o programa tem como diferencial a facilitação e agilidade às empresas, através da centralização de procedimentos em um único local e eliminação da burocracia, com a substituição de papéis por procedimentos online.

Além disso, deu-se grande incentivo ao Microempreendedor Individual (MEI), com atendimento exclusivo a esse público dentro do Poupatempo. O interessado recebe acolhimento e orientação, num único espaço, facilitando a abertura do negócio.

O programa é integrado ao Banco do Povo Paulista (BPP) e diálogo direto com vários setores da Prefeitura – e até do Estado e da União. A iniciativa tem apoio do Sebrae-SP, Associação Comercial e Empresarial (ACE), Sincomercio e Sindicato Rural.

//Galeria de fotos

Rolar para esquerda