Prefeitura Municipal de Catanduva

Aumentar Diminuir Contraste Acessibilidade

Guarda Municipal

A Guarda Civil Municipal foi criada em outubro de 1994, iniciando os trabalhos com 20 homens, com o objetivo de proteger bens, serviços e instalações do município, auxiliar o público, colaborar com as Polícias Civil e Militar, com os órgãos de assistência social e comunitária, rondar todos os estabelecimentos de ensino da cidade e atuar em ações de Defesa Civil.

Conta hoje com 95 integrantes, distribuídos em atividades de patrulhamento motorizado, postos fixos, patrulha ambiental e administração, serviços que realiza com o apoio de viaturas, realizando intervenções diárias que incluem fiscalização de patrimônio, ronda escolar, atendimento de ocorrências criminais, sociais, de trânsito, de defesa civil e ambientais, policiamento em eventos e praças desportivas, escolta de valores e entrega de notificações da Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos.

GCM - RECURSO FEDERAL

11/12/2017 - 13:15

GCM é escolhida a receber recurso federal para equipamentos

 

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Catanduva poderá receber verba do Governo Federal para aquisição de equipamentos. A previsão é de que sejam liberados R$ 250 mil para investimentos em melhorias na segurança urbana da cidade. A emenda impositiva ao Ministério da Justiça é resultado de iniciativa do deputado federal Dr. Sinval Malheiros e atende a pleito do comando da guarda este ano.

 

O anúncio oficial foi feito pelo deputado em visita à corporação na manhã desta segunda-feira. “Poder destinar recursos para a melhoria da infraestrutura, tanto técnica quanto operacional, da Guarda Civil deveria ser prioridade de todos os parlamentares no Congresso”, disse Malheiros, completando sobre a importância dos homens e mulheres que integram a corporação: “São eles que acompanham a vida do cidadão e garantem a segurança dos munícipes”.

 

Na ocasião, o deputado foi recepcionado pelo prefeito e o comandante da guarda. Ele conheceu as instalações da GCM e entregou cópia do documento com a íntegra da emenda à municipalidade.

 

Conforme manifestação do deputado, a expectativa é de que a verba direcionada à GCM de Catanduva esteja disponível no Siconv (Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse) até junho de 2018.

 

O prefeito agradeceu a iniciativa e ressaltou a importância do apoio financeiro de origem parlamentar. “Em momento de dificuldade econômica para investimentos, ter representação política em esfera federal coloca Catanduva em evidência e é fundamental para a garantia de verbas essenciais para manutenção das atividades.”

 

Os recursos serão direcionados a financiar o fortalecimento das atividades locais da GCM. De acordo com o comandante, o investimento engloba a compra de materiais e equipamentos como armamento, monitoramento de praças, proteção individual. “Buscamos melhor condições de trabalho e segurança para executar serviços de excelência nas ruas”, destacou.


Prefeitura de Catanduva | www.catanduva.sp.gov.br | Ouvidoria 0800-772-9152