Prefeitura Municipal de Catanduva

Aumentar Diminuir Contraste Acessibilidade

Guarda Municipal

A Guarda Civil Municipal foi criada em outubro de 1994, iniciando os trabalhos com 20 homens, com o objetivo de proteger bens, serviços e instalações do município, auxiliar o público, colaborar com as Polícias Civil e Militar, com os órgãos de assistência social e comunitária, rondar todos os estabelecimentos de ensino da cidade e atuar em ações de Defesa Civil.

Conta hoje com 95 integrantes, distribuídos em atividades de patrulhamento motorizado, postos fixos, patrulha ambiental e administração, serviços que realiza com o apoio de viaturas, realizando intervenções diárias que incluem fiscalização de patrimônio, ronda escolar, atendimento de ocorrências criminais, sociais, de trânsito, de defesa civil e ambientais, policiamento em eventos e praças desportivas, escolta de valores e entrega de notificações da Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos.

PRÁTICAS DE CIVISMO

28/12/2018 - 07:50

Prefeitura ensina práticas de civismo a 1,2 mil alunos em 2018

 

Conhecimentos sobre civismo incrementaram a grade de atividades dos alunos do 3º ano do ensino fundamental. Em 2018, no total, 1.271 estudantes de 14 escolas da rede municipal concluíram o curso “Guardiões do Futuro”, idealizado pela Guarda Civil Municipal. Parte da turma foi atendida no primeiro semestre e, a outra, no segundo ciclo de 2018.

 

Para marcar o encerramento da programação, uma formatura simbólica foi realizada na Escola Octacílio de Oliveira Ramos. A cerimônia contou com a presença do prefeito, que falou sobre o tema.

 

“É fundamental que as nossas crianças aprendam noções de cidadania. As ações aplicadas nesse projeto contribuem significativamente para a formação de verdadeiros cidadãos”, destacou.

 

Todos os alunos receberam certificados de conclusão de curso, depois de seis meses de horas/aulas. São 10 temas trabalhados, dentre eles: civismo, respeito às autoridades e à bandeira, apresentação do trabalho da GCM, esclarecimentos sobre os perigos do uso de cerol, dicas para o combate à dengue, palestras sobre bulling, pedofilia e drogas e noções sobre trânsito.

 

Além do apoio da Secretaria Municipal de Educação, o projeto tem parceria de agentes das secretarias de Trânsito e de Saúde. “A proposta é que os valores apresentados nas aulas contribuam para a formação dos alunos e façam parte do cotidiano de cada um”, diz o comandante da GCM.


Prefeitura de Catanduva | www.catanduva.sp.gov.br | Ouvidoria 0800-772-9152