Educação no Trânsito
  • Educação no Trânsito
  • Segurança no Trânsito
  • Palestra Educação de Trânsito no AME Catanduva

Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (STU) coordena política, programas, estudos e projetos nas áreas de trânsito, transportes urbanos e sistemas viários, e responde pela sinalização, semáforos e fiscalização do trânsito. Além disso, a nova pasta planejará e executará a manutenção e serviços da Estação Rodoviária e Terminal Urbano.

PREFEITURA SINALIZAÇÃO

20/07/2019 - 16:23

Prefeitura inicia integração dos semáforos de toda a cidade

A Prefeitura de Catanduva iniciou a instalação de controladores em todos os semáforos existentes fora do Centro. O objetivo é integrá-los à Central Semafórica que entrou em funcionamento em maio e, com isso, monitorar o funcionamento do sistema. A exceção é a avenida São Domingos, que exige tratamento diferenciado.

De acordo com a Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (STU), o serviço será feito nos dez semáforos existentes nas ruas 7 de Setembro, 15 de Novembro, Goiás, São Paulo e avenidas Jales e São Vicente de Paula.

Em cada equipamento, será instalado o controlador e feita a reprogramação, etapa em que um engenheiro de trânsito analisa o fluxo de veículos e configura os intervalos de tempo. Dessa forma são criados os chamados “corredores verdes” nos eixos principais, com intuito de favorecer o fluxo dos veículos.

A Central Semafórica opera por sistema de GPS e permite o controle de ações à distância, pela tela do computador. A região central já segue essa sistemática. Atualmente, é possível visualizar à distância a operação dos semáforos das ruas Amazonas, Pará, Brasil, Maranhão, 13 de Maio, Ceará e 24 de Fevereiro.

No caso da avenida São Domingos, devido ao modelo de semáforos, está sendo feita a substituição de componentes elétricos para, enfim, interliga-la à Central.

Expansão

A STU também se prepara para iniciar a expansão do parque semafórico da cidade, com a instalação de 11 equipamentos em vários pontos. O investimento inclui os cruzamentos da avenida Benedito Zancaner com as ruas Caxias do Sul, Sergipe e Pernambuco. O objetivo é proporcionar mais segurança a condutores e pedestres.

//Galeria de fotos

Rolar para esquerda