Obras e Serviços

NOVAS MÁQUINAS
  • PAVIMENTAÇÃO
  • NOVAS MÁQUINAS

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços é um órgão de atividades-fim, para execução de obras de infra estrutura urbana do Município; dos serviços públicos de competência do Município e serviços de manutenção e conservação dos seus equipamentos e próprios municipais, competindo-lhe:

- Assistir e assessorar o Prefeito na execução de programas, planos, projetos, diretrizes e metas quanto aos aspectos de urbanismo,  obras e serviços municipais;
- Supervisionar, coordenar e controlar os órgãos subordinados;
- Elaborar projetos de obras públicas municipais e acompanhar a sua execução, em consonância com as diretrizes do planejamento municipal;
- Instruir e manifestar-se em termos técnicos nas licitações de obras e construções públicas;
- Supervisionar, acompanhar e fiscalizar obras contratadas de terceiros, com vistas a assegurar o cumprimento do cronograma e cláusulas contratuais, bem como administrar e coordenar os serviços de concessionárias;
- Regularizar, aprovar e fiscalizar obras particulares;
- Coordenar a execução dos serviços de construção, conservação e manutenção de obras públicas, próprios municipais, estradas e acessos do Município;
- Supervisionar, coordenar e controlar as atividades de manutenção de praças, parques, jardins, cemitérios e logradouros públicos;
- Supervisionar os serviços contratados para a limpeza de vias e logradouros públicos, remoção e destino final do lixo domiciliar e de outros resíduos de qualquer natureza que requeiram tratamento diferenciado para o lixo hospitalar, farmacêutico e odontológico;
- Promover a assistência a melhoria habitacional, em harmonia com a Empresa Pública Municipal de Habitação, Secretaria Municipal de Planejamento e Informática, com a Secretaria Municipal de Saúde e com a Secretaria Municipal de Assistência Social, com vistas a atender a população carente no que se refere às condições de habitação;
- Promover a administração, os controles, o treinamento e o aperfeiçoamento, bem como a avaliação dos recursos humanos sob sua responsabilidade, em consonância com a política de administração de recursos humanos do Município;
- Preparar e apresentar proposta orçamentária da Secretaria;
- Desempenhar atividades correlatas e outras determinadas pelo Prefeito.

DRAGAGEM DE RIO E CÓRREGOS

11/12/2017 - 08:05

Dragagem de rio e córregos evita grandes cheias em Catanduva

O trabalho preventivo da Prefeitura de Catanduva e da Defesa Civil impediram alagamentos em pontos críticos da cidade durante as fortes chuvas de terça-feira, dia 5. Isso porque, além do monitoramento e acompanhamento das chuvas, a Prefeitura tem realizado, desde julho, a limpeza de rios e córregos do município.

O desassoreamento foi realizado à jusante do rio São Domingos e nos córregos Fundo, Barro Preto e em parte do Minguta. Atualmente, as equipes fazem a dragagem no Córrego Retirinho.

Desde o início dos trabalhos, mais de 32 mil metros cúbicos de sujeira já foram retirados (o equivalente a 4.689 viagens de caminhão), permitindo a passagem normal do curso d’água.

“A dragagem é fundamental para a prevenção das cheias. Nossos rios e córregos estavam bastante assoreadas, impedindo a passagem da água. É claro que o trabalho pode não ser suficiente, dependendo da intensidade da chuva, mas é imprescindível e com certeza impediu um estrago ainda maior na noite de ontem”, disse o prefeito.

Durante uma hora, período de maior intensidade das chuvas, foram registrados 58 milímetros de água em Catanduva, quantidade que representa quase o dobro do índice registrado em abril, de 35 milímetros, quando ocorreram vários alagamentos que ocasionaram, inclusive, a queda da ponte que atravessa a principal via do município, a avenida Engenheiro José Nelson Machado.

O rio São Domingos, que corta a cidade, ficou a pouco menos de um metro de sua capacidade máxima. Apenas o córrego Minguta transbordou. Ninguém se feriu. Nos locais onde há circulação de veículos, o trecho foi interditado no momento de chuva e liberado no final da noite.

“Realmente, o estrago poderia ter sido muito maior se não fosse esse trabalho preventivo de limpeza feito pela Prefeitura. A chuva registrada ontem foi muito mais intensa, e no mesmo período de tempo, que a registrada em abril”, disse o coordenador da Defesa Civil local.

Ainda de acordo com o órgão, foram registrados pontos de alagamento que, em sua maioria, eram causados pelo volume da enxurrada devido à falta de vazão de água. Dentre os trechos atingidos estão ruas no bairro Vila Engrácia, rua Paraíba e as avenidas Eng. José Nelson Machado, Antonio Girol e São José do Rio Pardo, onde a enxurrada invadiu a quadra do Conjunto Esportivo.

Em trechos alagados, o nível da água chegou a atingir 50 centímetros, mas baixou rapidamente. “Em situações de alagamento, deve-se acionar imediatamente a Defesa Civil”, ressaltou. Os telefones são (17) 3531-5300 ou 153.

//Galeria de fotos

Rolar para esquerda