Obras e Serviços

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços é um órgão de atividades-fim, para execução de obras de infra estrutura urbana do Município; dos serviços públicos de competência do Município e serviços de manutenção e conservação dos seus equipamentos e próprios municipais, competindo-lhe:

- Assistir e assessorar o Prefeito na execução de programas, planos, projetos, diretrizes e metas quanto aos aspectos de urbanismo,  obras e serviços municipais;
- Supervisionar, coordenar e controlar os órgãos subordinados;
- Elaborar projetos de obras públicas municipais e acompanhar a sua execução, em consonância com as diretrizes do planejamento municipal;
- Instruir e manifestar-se em termos técnicos nas licitações de obras e construções públicas;
- Supervisionar, acompanhar e fiscalizar obras contratadas de terceiros, com vistas a assegurar o cumprimento do cronograma e cláusulas contratuais, bem como administrar e coordenar os serviços de concessionárias;
- Regularizar, aprovar e fiscalizar obras particulares;
- Coordenar a execução dos serviços de construção, conservação e manutenção de obras públicas, próprios municipais, estradas e acessos do Município;
- Supervisionar, coordenar e controlar as atividades de manutenção de praças, parques, jardins, cemitérios e logradouros públicos;
- Supervisionar os serviços contratados para a limpeza de vias e logradouros públicos, remoção e destino final do lixo domiciliar e de outros resíduos de qualquer natureza que requeiram tratamento diferenciado para o lixo hospitalar, farmacêutico e odontológico;
- Promover a assistência a melhoria habitacional, em harmonia com a Empresa Pública Municipal de Habitação, Secretaria Municipal de Planejamento e Informática, com a Secretaria Municipal de Saúde e com a Secretaria Municipal de Assistência Social, com vistas a atender a população carente no que se refere às condições de habitação;
- Promover a administração, os controles, o treinamento e o aperfeiçoamento, bem como a avaliação dos recursos humanos sob sua responsabilidade, em consonância com a política de administração de recursos humanos do Município;
- Preparar e apresentar proposta orçamentária da Secretaria;
- Desempenhar atividades correlatas e outras determinadas pelo Prefeito.

PONTE DA NELSON MACHADO

14/09/2018 - 15:28

Ponte da Nelson Machado deve ser liberada na próxima semana

27.07.2018

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Obras e Serviços, dá andamento à fase final das obras de reconstrução da ponte sob o Córrego Fundo, na avenida José Nelson Machado, Centro da cidade. O trecho deve ser liberado para o tráfego até a próxima semana, assim que concluída a pavimentação no local.

Os trabalhos de construção de guias, sarjetas e a capa asfáltica estão sendo feitos com material e funcionários da Prefeitura, que assumiu os serviços nessa reta final. A previsão é de que a avenida seja interditada parcial e totalmente, conforme as necessidades, para manobra das máquinas utilizadas na pavimentação.

“Entre hoje e segunda-feira, estamos em processo de interdição para os acabamentos necessários à liberação da ponte. Após receber o pavimento, a via também receberá a sinalização de trânsito adequada. Orientamos que os motoristas evitem o trecho até a segunda-feira”, disse o secretário de Trânsito.

A Prefeitura também arcou com a construção da barragem de contenção no ribeirão São Domingos, feita em março deste ano, para reforçar a proteção da estrutura da nova ponte. A proteção que havia no local foi danificada junto à queda da ponte, em abril de 2017.

Histórico

A construção da nova ponte teve início em 22 de setembro do ano passado – cinco meses após sua queda. De setembro até agora, duas empresas ficaram responsáveis pela execução dos serviços e, em razão de descumprimento de prazos, tiveram seus contratos rescindidos. O prazo inicial era de 90 dias.

O investimento na obra foi possível após acordo entre Prefeitura e Câmara, em que o Legislativo decidiu antecipar parte do duodécimo, devolvendo R$ 600 mil aos cofres públicos – valor que seria disponibilizado somente no final do ano passado.