Prefeitura Municipal de Catanduva

Aumentar Diminuir Contraste Acessibilidade

Educação

OLIMPÍADAS ESCOLARES
  • OLIMPÍADAS ESCOLARES
  • OLIMPÍADAS ESCOLARES
  • OLIMPÍADAS ESCOLARES

A Secretaria Municipal de Educação é um órgão que tem por objetivo assistir e assessorar o Prefeito na fixação de políticas, programas, planos, projetos, diretrizes e metas referentes ao Sistema de Educação Municipal:

- Planejar e coordenar a execução de políticas de educação do Município em consonância com as normas e critérios dos planos nacional e estadual de educação;
- Supervisionar, coordenar e controlar os órgãos que lhe estão subordinados;
- Atuar, em conjunto com as comissões e conselhos municipais específicos de sua área de atuação, no desenvolvimento de ações ligadas à sua pasta, convocando reuniões quando necessário, tendo em vista o entrosamento entre a Administração Municipal e a comunidade;
- Determinar normas e procedimentos da área de educação municipal em consonância com as leis e diretrizes de âmbito federal e estadual, inclusive com o Estatuto da Criança e o Adolescente;
- Supervisionar, coordenar e controlar a execução de programas complementares à educação, como a alimentação escolar, transporte escolar, equipamentos e material didático-pedagógico, assistência à saúde física, mental e emocional dos educandos;
- Promover a administração, o controle, a atualização, a reciclagem e o aperfeiçoamento, bem como a avaliação do pessoal da Rede de Educação Municipal sob sua responsabilidade, em consonância com a Política de Administração de Recursos Humanos do Município;
- Criar mecanismos que assegurem a plena liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a cultura, a arte e o saber, em condições de igualdade e sem distinção de qualquer espécie.

SISTEMA DE ENSINO

20/03/2017 - 16:23

Escolas municipais ganham novo sistema de ensino

 

As escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental contarão, a partir deste ano, com materiais didáticos do Sistema Sesi de Ensino. Para a análise de conteúdo e contratação, foram realizadas reuniões entre a equipe da Secretaria Municipal de Educação e representantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental, das diversas áreas do conhecimento.

 

A proposta educacional segue a metodologia da Concepção Sociointeracionista e está amparada em três bases: de ensino, de aprendizagem e de pesquisa. “Além disso, a diretriz curricular contempla os princípios e objetivos da rede, fundamentos e pressupostos pedagógicos, as expectativas de ensino e de aprendizagem e, indicações para prática educativa”, explica a secretária de Educação.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a mudança para o Sesi dará continuidade às importantes metas já alcançadas nos índices da educação municipal e contribuirá para a elevação da qualidade de ensino do município, uma vez que a qualidade do sistema é reconhecida e aprovada pelos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

 

Proposta

 

No ensino fundamental, a proposta pedagógica tem grande responsabilidade na relação entre educação e prática social. Esse compromisso transforma-se, no espaço escolar, na necessidade de oferecer as mais variadas oportunidades de interação, de modo que as estruturas cognitivas se desenvolvam e os alunos possam se expressar com conhecimento de causa sobre aspectos da cultura e do mundo.

 

O conhecimento intelectual aparece como suporte para a formação da cidadania, instrumento básico para o avanço qualitativo de uma consciência ingênua para a crítica.

 

O trabalho formativo privilegia situações de ensino que solicitam o conhecimento de aspectos sócio-culturais, cognitivos e motivacionais do aluno. A interação com o saber escolar valoriza a escola como mediadora entre o aluno e o mundo da cultura, cumprindo o papel de transmissão e assimilação crítica e criativa dos conhecimentos inseridos na prática social.

 

Na educação infantil, o Sistema Sesi de Ensino oferece proposta pedagógica que, baseada no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), objetiva a construção da identidade e autonomia das crianças, articulando o cuidar, brincar e educar, organizados em eixos de trabalho.

 

Isso faz com que as situações de ensino-aprendizagem enfoquem o conhecimento como processo, portanto, de modo dinâmico, situado em contextos reais, trazendo consigo compromissos e interesses que não permitem permanecer na neutralidade, mas situando-o social e historicamente.

 

Economia

 

Além de todos os benefícios educacionais e pedagógicos, o Sistema Sesi de Ensino possibilitará uma economia anual de R$ 234.251,03, em relação a 2016.



//Galeria de fotos

Rolar para esquerda
  • AULA INAUGURAL 2015
  • OLIMPÍADAS ESCOLARES
  • OLIMPÍADAS ESCOLARES
  • OLIMPÍADAS ESCOLARES
  • OLIMPÍADAS ESCOLARES
  • OLIMPÍADAS ESCOLARES
  • OLIMPÍADAS ESCOLARES
Rolar para direita

Prefeitura de Catanduva | www.catanduva.sp.gov.br | Ouvidoria 0800-772-9152