Prefeitura Municipal de Catanduva

Aumentar Diminuir Contraste Acessibilidade

Educação

Natal - Coral da Educação na Matriz - 2011
  • Natal - Coral da Educação na Matriz - 2011
  • Terrerão 2011
  • Lançamento Criança +Segura na Internet

A Secretaria Municipal de Educação é um órgão que tem por objetivo assistir e assessorar o Prefeito na fixação de políticas, programas, planos, projetos, diretrizes e metas referentes ao Sistema de Educação Municipal:

- Planejar e coordenar a execução de políticas de educação do Município em consonância com as normas e critérios dos planos nacional e estadual de educação;
- Supervisionar, coordenar e controlar os órgãos que lhe estão subordinados;
- Atuar, em conjunto com as comissões e conselhos municipais específicos de sua área de atuação, no desenvolvimento de ações ligadas à sua pasta, convocando reuniões quando necessário, tendo em vista o entrosamento entre a Administração Municipal e a comunidade;
- Determinar normas e procedimentos da área de educação municipal em consonância com as leis e diretrizes de âmbito federal e estadual, inclusive com o Estatuto da Criança e o Adolescente;
- Supervisionar, coordenar e controlar a execução de programas complementares à educação, como a alimentação escolar, transporte escolar, equipamentos e material didático-pedagógico, assistência à saúde física, mental e emocional dos educandos;
- Promover a administração, o controle, a atualização, a reciclagem e o aperfeiçoamento, bem como a avaliação do pessoal da Rede de Educação Municipal sob sua responsabilidade, em consonância com a Política de Administração de Recursos Humanos do Município;
- Criar mecanismos que assegurem a plena liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a cultura, a arte e o saber, em condições de igualdade e sem distinção de qualquer espécie.

ALUNOS SÃO PREMIADOS COM REDAÇÃO SOBRE VIDA NO TRANSITO

21/10/2014 - 18:10


Alunos de escolas municipais são premiados com redação sobre a ‘Vida no Trânsito’

 Os três primeiros colocados ganharam um bicicleta cada e os restante um pen drive de 8 GB

 21.10.14 – A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretária de Educação, em parceria com a Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano (STU) realizou a cerimônia de premiação dos alunos que tiveram redações selecionadas com o tema ‘Catanduva uma cidade para as pessoas’, sobre a Semana Nacional do Trânsito, desenvolvida no mês de setembro. A cerimônia foi realizada hoje, às 16h30, no auditório da Secretaria de Educação.

 O Prefeito Geraldo Vinholi falou da satisfação de ver momentos de dedicação ao um tema tão importante quanto o trânsito, que mata tantos jovens. “Os acidentes de trânsito são um problema a ser superado por esta nova geração que, desde pequenos, estão sendo ensinados e conscientizados sobre o respeito e o comportamento adequado que se deve ter no trânsito”, diz Vinholi.

 Para a Secretária de Educação Vera Lúcia Massoni Xavier, o tema é muito importante para conscientizar os futuros condutores. “Essa campanha é importante para formar cidadãos responsáveis em relação ao trânsito e suas leis”, afirma.

 Para a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), Cleusa Maria Barcellos Dervelan, o objetivo da campanha foi alcançado, com todos os alunos envolvidos e aprendendo sobre o trânsito. “Esse trabalho é de prevenção, pois essas crianças serão motoristas no futuro. Muito bom para a conscientização de se ter um comportamento adequado no trânsito”, comenta a diretora.

 Para a aluna Camila Frutuoso Alves todas as palestras e atividades voltadas para o trânsito foram um ensinamento inesquecível e já aplica, na prática, o que aprendeu. De acordo com a mãe, Fabiana Frutuoso Alves, Camila repara no semáforo, nas faixas de pedestres e sinalização nas ruas. “Às vezes ela vê carros em cima da faixa de pedestre e fala que isso não esta certo. Essa campanha é muito importante para conscientizar as crianças, a Camila aprendeu muito”, explica.

 Para o secretário de Trânsito, Domingos Manfrin, o principal objetivo da campanha é reduzir os números de acidentes de trânsito. Em Catanduva, nos últimos quatro meses, foram registrados mais de mil acidentes. “O importante nas crianças é que elas cresçam conscientes e passem todos os ensinamentos que recebem para os pais”, explica.

 Campanha

 Os alunos, aproximadamente 1.036, dos 4º anos das Escolas da Rede Municipal de Ensino, participaram por quase um mês da Semana Nacional do Trânsito, com palestras sobre o trânsito, seus perigos, a responsabilidade do condutor, respeitar os pedestres, a importância da atenção na via, conceitos, sinalizações, dicas de segurança e diversas atividades. Após os ensinamentos todas as crianças realizaram uma redação e cada escola selecionou a mais elaborada.

 Entre os dias 18 a 25 de setembro, os alunos foram a campo, no Centro de Treinamento Automobilista, onde foi montada uma estrutura, para que tivessem a impressão de que estão na rua, no meio do trânsito. As crianças realizaram aulas práticas em um simulado de percurso, em via preparada especificamente para recebê-la. Além disso, o Corpo de Bombeiros ensinou os procedimentos básicos de emergência.

 

A Semana Nacional de Trânsito contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Agente Fiscalizadores de Trânsito (AFT), Bombeiros, Polícia Militar e Associação dos Centros de Formação dos Condutores de Catanduva (Acefoca). 

 

Alunos

 Os três alunos que tiveram suas redações selecionadas e receberam uma bicicleta cada foram: Jessica Davaneli, da EMEF Dr. Armando Prandi; Keyla Beatriz Goes, da escola Graciema Ramos da Silva e Rodrigo Fraga Alves da Profª Maria Aparecida Colturato Fernandes.

 Já os 11 alunos que também tiveram suas redações entre as melhores e receberam um pen drive de 8GB foram: Gabrielly Batista de Campos da escola Coronel Pedro da Mota; Lívia Azevedo Vendramin da Octacílio de Oliveira Ramos; Emily Perez da EMEF Profº Waldemar Martins Aydar; Matheus Henrique de Oliveira da escola Mário Juliano Pozetti; Camila Furtioso Alves da EMEF Arnaldo Zancaner; Adrian Alves de Godoy da escola Darci Helena Delgado Januário; a aluna Ana Lívia Marques da EMEF Lazara Antonina da Silva Milhorança; Sarah Regina Felix Jacole, da escola José D’Oliveira Barreto; Monielli Montovani de Lima, aluna da EMEF Gastão Silveira; Yohane de Carvalho Silva da escola Santos Aguiar e da EMEF Nelson de Macedo Musa o aluno Vitor Vinicius dos Santos Mateus.

 


//Galeria de fotos

Rolar para esquerda
  • Quero Ser Grande - Aprende Brasil/Educação
  • Quero Ser Grande - Aprende Brasil/Educação
  • Quero Ser Grande - Aprende Brasil/Educação
  • Encerramento - Projeto Campo Limpo - 2011
  • Encerramento - Projeto Campo Limpo - 2011
  • Natal - Coral da Educação na Matriz - 2011
  • Natal - Coral da Educação na Matriz - 2011
  • Natal - Coral da Educação na Matriz - 2011
  • Natal - Coral da Educação na Matriz - 2011
  • Encontro de Educadores 2011
  • Lançamento Criança +Segura na Internet
  • Lançamento Criança +Segura na Internet
  • Olimpíadas das Escolas Municipais 2011
  • Terrerão 2011
  • Terrerão 2011
  • Desfile de 7 de Setembro
  • Desfile de 7 de Setembro
  • Quero Ser Grande - Aprende Brasil/Educação
Rolar para direita

Prefeitura de Catanduva | www.catanduva.sp.gov.br | Ouvidoria 0800-772-9152