Prefeitura Municipal de Catanduva

Aumentar Diminuir Contraste Acessibilidade

Saúde

Aérea - AME de Catanduva
  • Aérea - AME de Catanduva
  • SALA DE ESPERA UPA
  • NOVO LABORATÓRIO - UPA

A Secretaria Municipal de Saúde é órgão de atividade-fim, que tem por objetivo  assistir e assessorar o Prefeito na fixação de políticas, programas, planos, projetos, diretrizes e metas referentes ao sistema de saúde do Município, competindo-lhe:

- Supervisionar, coordenar e controlar os órgãos que lhe estão subordinados; 
- Atuar em conjunto com as comissões e Conselhos Municipais, específicos de sua área de atuação, no desenvolvimento de ações ligadas à política de saúde do Município, convocando reuniões quando necessário, tendo em vista o entrosamento da Administração Municipal e a comunidade; 
- Determinar normas e procedimentos da área de saúde pública no Município, promovendo o transporte de pessoas enfermas, administração de convênios e serviços burocráticos da área de saúde municipal; 
- Planejar e coordenar o atendimento médico e odontológico das Unidades Básicas de Saúde do Município; 
- Estabelecer ações preventivas e recuperativas de saúde da população, implantando programas e planos de saúde pública; 
- Promover campanhas de saúde à população como vacinação, combate a epidemias, erradicação de moléstias, vigilância e educação sanitária e de controle profilático no Município; 
- Promover a administração, o controle, o treinamento e o aperfeiçoamento, bem como a avaliação dos recursos humanos sob sua responsabilidade.

**********************************

PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE:

Plano Municipal de Saúde 2009

Mapa Áreas da Saúde

Produção Ambulatorial SUS (2005-07)

Procedimentos Hospitalares / Internação

Morbidade Hospitalar

Procedimentos Odontologia (2005-07)

**********************************

ACESSE TAMBÉM:

Plano Municipal de Enfrentamento da Pandemia de Influenza A H1N1

Informe Influenza A H1N1

Lei Antifumo / Governo de SP

Unidades da Saúde e Telefones

**********************************

ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

24/09/2018 - 09:23

Centro de Atenção Psicossocial faz 60 atendimentos por dia

 

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde, tem registrado cerca de 60 atendimentos por dia no Centro de Atenção Psicossocial (Caps II). A unidade é referência para acolhimento de pacientes com transtornos mentais, visando sua integração social e familiar, além de apoio na busca por autonomia.

 

Somente no primeiro semestre do ano, foram contabilizados 7,7 mil atendimentos multidisciplinares. São consultas psiquiátricas, psicológicas, de enfermagem, assistência social e terapia ocupacional. Os pacientes acolhidos são encaminhados pela rede de serviços de saúde ou mediante avaliação em procura direta.

 

O Centro de Atenção Psicossocial é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, considerado referência no tratamento para pessoas que sofrem de transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência no dispositivo de atenção diária e personalizado.

 

De acordo com o Projeto Terapêutico Singular, alguns pacientes permanecem o dia todo na unidade, dependendo da sua necessidade no momento.

 

Para atender à demanda, o Caps conta com equipe multidisciplinar. Como parte integrada do atendimento, são ofertadas oficinas e grupos terapêuticos. “Esse conjunto de ações funciona como elemento fundamental do cotidiano do Caps II. São estratégias de cuidado e interação para alcançar a recuperação e a socialização do paciente”, ressaltou Janaína Martins Lopes, supervisora de área.

 

Dentre as atividades, os usuários participam de oficinas de biscuit, feltro, crochê, fuxico, EVA, reciclagem, patchwork e também de grupos de higiene, teatro, de família, depressão, grupo de atividade física, grupo de álcool e drogas, entre outros.

 

Serviço

 

Centro de Atenção Psicossocial – Caps II
Local: Rua Pará, n° 13, Centro - Catanduva


//Galeria de fotos

Rolar para esquerda
  • Aérea - AME de Catanduva
  • AME de Catanduva
  • UPA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO
  • SALA DE ATENDIMENTO UPA
  • SALA DE ESPERA UPA
  • NOVO LABORATÓRIO - UPA
  • UPA
Rolar para direita

Prefeitura de Catanduva | www.catanduva.sp.gov.br | Ouvidoria 0800-772-9152