Prefeitura Municipal de Catanduva

Aumentar Diminuir Contraste Acessibilidade

// PARADA DO ORGULHO LGBT

separador

Parada do Orgulho LGBT abordará saúde como tema em 2018

 

Em sua 11ª edição, a Parada do Orgulho LGBT sairá às ruas de Catanduva no dia 18 de novembro, com um tema que aborda a saúde. A maior manifestação em prol de direitos não vai levar só seu brilho para a avenida, mas também vai falar de prevenção, direitos e informação. Os participantes vão percorrer a avenida José Nelson Machado, com apoteose no Parque Ecológico dos Ipês.

 

A concentração para a atividade será às 14 horas, no cruzamento com a rua Ourinhos. O percurso terá início às 16h30, encerrando a 11ª Semana da Diversidade de Catanduva e Região, que será realizada de 12 a 18 de novembro. Na festa de encerramento, haverá shows e muita música.

 

Organizada há dez anos pelo Grupo Reveja – Ação e Pesquisa da Diversidade Sexual de Catanduva, a Semana da Diversidade tem apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura de Catanduva e do Conselho Municipal dos Direitos LGBT (CMD-LGBT).

 

A temática sobre saúde levará o tema: “Cuide-se bem! LGBT saudável é garantia de um futuro colorido”. A escolha foi realizada em campanha com participação popular realizada nas mídias sociais do Conselho Municipal dos Direitos LGBT. A sugestão foi assinada por Christina Barrena.

 

Uma comissão formada por integrantes do Reveja, CMD-LGBT e Secretaria Municipal de Saúde escolheram a postagem de Christina: “A maior força LGBT é o amor. Amor pela vida pela cor, pela beleza de viver. Prioridade na saúde e conscientização de prevenção. LGBT saudável é direito e garantia de um futuro colorido”.

 

Christina vai ganhar um “kit gay” - bótons, brindes, livros, camiseta e um convite para desfilar durante a Parada em cima do trio elétrico oficial, com mais um acompanhante. Ela se diz envolvida na causa por questões pessoais, por ter amigos LGBT e ser simpatizante. “Achei importante para mim, e para quem eu amo, demonstrar que estamos juntas até o fim. Digo até que vou realizar um sonho, me sinto muito bem  junto da comunidade LGBT. Vou me produzir inteira para brilhar, quero sim é ser feliz, colorida e ‘para cima’ como todos eles”.

 

Coordenador de eventos do Reveja e idealizador do evento, Vasco da Gama aprovou a tema escolhido. “Todos nós temos o direito de receber atendimento na saúde independente de nossa orientação sexual ou nossa identidade de gênero. A saúde é um direito de todos, por isso deve ser livre de qualquer discriminação, restrição ou negação”, comentou.

 

A Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), instituída pela portaria nº 2.836 de 1º/12/2011, tem sua marca no reconhecimento de que a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero incide na determinação social da saúde, no processo de sofrimento e adoecimento decorrente do preconceito e do estigma social a que está exposta a população LBGT.

 

Programação

 

A 11ª Semana da Diversidade de Catanduva terá ações de prevenção e conscientização com a distribuição de materiais sobre cada grupo populacional que compõe a sigla LGBT, além de palestra e distribuição de insumos e testes rápidos de sífilis, hepatite e HIV. Serão fixados cartazes nas unidades de saúde, Creas, Centro Pop e distribuídos materiais informativos para os profissionais de saúde.

 

As atividades serão desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com participação da equipe do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e das Hepatites Virais.

 

A programação completa da 11ª Semana da Diversidade de Catanduva será lançada no dia 19 de outubro, junto à comemoração de um ano de criação do Conselho Municipal LGBT, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social voltado à propor e fiscalizar políticas públicas e ações voltadas para a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e demais gêneros.

 

A iniciativa tem apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias (ACGE), e parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), através do Edital Especial de Chamamento APAA 002/2018, para participação no Programa “+Orgulho”.

 

Segundo o Reveja, o programa estadual selecionou doze projetos de atividades culturais e ações de visibilidade para população LGBT, pelo interior e litoral do Estado de São Paulo, conhecidas como “Paradas do Orgulho”. O apoio prevê a concessão de um carro de som ou caminhão adaptado com aparelhos de sonorização para apresentação artística, um DJ e uma atração cultural, que será contratada pela APAA.

separador

Prefeitura de Catanduva | www.catanduva.sp.gov.br | Ouvidoria 0800-772-9152