// PASSEATA INCLUSIVA

Passeata Inclusiva abre Semana da Pessoa com Deficiência

Para marcar o início das atividades em comemoração à Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que vai de 20 a 24 de agosto, uma passeata terá por foco chamar atenção para questões relacionadas ao movimento. A atividade denominada Tributo à Inclusão será realizada na próxima segunda-feira, dia 20.

A saída será na praça 9 de Julho, às 8h30, com percurso pela rua Brasil até a praça da República, onde haverá cerimônia com autoridades e aula aberta de zumba. Alunos de escolas municipais e estaduais, projetos sociais e entidades, além dos integrantes da Coordenadoria de Inclusão Social, são presença confirmada.

Para a mesma data, às 19h30, está marcada a abertura oficial da Semana com a palestra “A lei brasileira de inclusão no cotidiano da pessoa com deficiência”. O assunto será abordado por Júlio Cesar Ballerini Silva, mestre em direito processual civil e professor universitário. O evento será no campus sede da Unifipa.

Dentre as intervenções programadas pelo CMPCD – Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, haverá mesa-redonda, vivência em atividades físicas e esportes adaptados, workshop, mostra artística e cultural inclusiva, e um café sensorial.

Organizadores também participarão da sessão da Câmara de Vereadores, na terça-feira, dia 21, para ampliar a discussão e divulgação da temática.

Com objetivo de atingir o maior número de pessoas de diferentes gêneros e idades, as ações vão ocorrer em espaços variados, como o Hospital Mahatma Gandhi, IMES, Instituto Federal, Fatec, Apae, Senac, Sincomerciários, além da Unifipa.

A Prefeitura apoia a iniciativa e várias secretarias abordarão o assunto de diferentes formas. Por parte da Secretaria de Assistência Social, foi elaborada a Campanha de Combate à Violência contra a Pessoa com Deficiência. A ação socioeducativa liderada por equipe que atua no Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) será desenvolvida em escolas e núcleos sociais nos bairros.

A Secretaria de Saúde também irá debater o assunto com usuários das unidades de atendimento nos bairros. Por sua vez, a Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (STU) vai promover uma campanha educativa sobre a utilização correta das vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com deficiência e idosos.

A programação oficial foi lançada na última terça-feira, dia 14 e pode ser conferida no site da Prefeitura no endereço: http://www.catanduva.sp.gov.br.