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Catanduva avança em processo de modernização do INSS Digital

 

Catanduva é referência no processo de modernização do INSS Digital, que tem como objetivo agilizar os pedidos de benefícios junto à Previdência Social. O município firmou nesta sexta-feira, 8, o Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e é o segundo no noroeste paulista a implantar o serviço.

 

A iniciativa promete dar mais eficiência aos processos realizados pela Previdência Social, inclusive reduzir a fila de espera por atendimento que, hoje, pode chegar a até 90 dias. A cerimônia foi realizada na Gerência Regional do INSS, em São José do Rio Preto. Na ocasião, em razão da iniciativa de Catanduva, outros municípios também demonstraram interesse pela implantação do sistema.

 

De acordo com o prefeito, a partir deste acordo – cujo contrato será gerenciado pelo IPMC - Instituto de Previdência dos Municipiários de Catanduva, os funcionários públicos terão mais comodidade para solicitar a certidão de tempo de contribuição, documento importante para dar entrada na aposentadoria.

 

“Vimos com bons olhos esse processo de modernização, que favorecerá, num primeiro momento, os nossos estatutários. Além disso, contribuiremos para desafogar o INSS de Catanduva, que já tem trabalhado para reduzir as filas de espera no atendimento”, explicou.

 

O contrato foi firmado entre o prefeito, o presidente do IPMC de Catanduva, Edson Andrella, o gerente regional do INSS, Bruno Veroneze, e o secretário de Desenvolvimento, Emprego e Relação de Trabalho de Catanduva (Semdert). O deputado estadual Itamar Borges intermediou o processo.

 

“No caso de Catanduva, o servidor não precisará mais ir até a agência. Ele fará o requerimento através do INSS Digital, sem a necessidade de agendamento, que é hoje o modelo convencional. A parceria tornará mais célere a resposta, dada por meio do Instituto, que será o elo entre as partes”, avaliou Veroneze.

 

Responsável pelo IPMC, Andrella explicou que os responsáveis pelo acolhimento dos pedidos passarão por treinamento. “Acreditamos que, a partir desta implantação, a documentação que, normalmente, leva meses para ficar pronta, estará nas mãos dos funcionários em alguns dias. Será um passo muito importante em benefício do funcionalismo”, ressaltou.

 

INSS Digital

 

Após o processo de modernização da Central de Atendimento II da Prefeitura, a intenção da administração é disponibilizar o INSS Digital para toda a população. “A parceria permitirá ao segurado fazer o pedido diretamente na Prefeitura, que será a responsável pelo envio das informações ao INSS. A Previdência, por sua vez, analisa o pedido e comunica o resultado, por e-mail, diretamente ao interessado”, disse o secretário de desenvolvimento.

 

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