// INCLUSÃO SOCIAL

Prefeitura possibilita inclusão de jovem em aulas de direção

O atendimento a pessoas com deficiência oferecido pela Prefeitura de Catanduva está rompendo barreiras. Com o auxílio prestado pela Coordenadoria de Inclusão Social, via intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), uma cidadã foi inserida em aulas de direção e busca realização pessoal de conseguir a carteira de motorista.

Durante o atendimento, a arte-educadora de Libras, Nani Oliveira, fez o percurso junto com aluna e o instrutor. “Foi um momento muito produtivo. Orientei o instrutor sobre alguns sinais que podem ser utilizados para facilitar a comunicação com a aluna”, comentou.

O desempenho da aluna, apesar das limitações, é considerado muito positivo pelos profissionais que a acompanham nessa fase. “Ela está dirigindo muito bem, tanto que vem sendo muito elogiada pelo instrutor. Tem força de vontade e facilidade para apreender”, frisou.

A aluna Suelen Cristina de Oliveira Silva, de 31 anos, vivencia experiência de forma confiante junto à intérprete. “A presença da professora me ajudou muito a passar por essa etapa. Fiquei mais confortável em esclarecer dúvidas com apoio da intérprete”, destacou.

Ela já foi aprovada na parte teórica e está perto de ser submetida a exame e garantir a carteira nacional de habilitação para dirigir carro. “Pra mim, ser habilitada a dirigir carro é um sonho”, finalizou.

Serviço

A Central de Libras funciona em sala exclusiva para atendimento ao público-alvo, na sede da Coordenadoria de Inclusão Social, de terça-feira, das 14 às 15h30, e de quinta-feira, das 8h30 às 10 horas, com plantões externos previamente agendados.