Prefeitura Municipal de Catanduva

Aumentar Diminuir Contraste Acessibilidade

// PROJETO MOSAICOS

separador

Projeto supera expectativas e mais de 100 mosaicos serão ‘plantados’ em Catanduva

 

O projeto “100 Anos de Ipês” superou as expectativas e 127 mosaicos foram enviados de oito estados brasileiros para integrar o Marco Cultural do Centenário. A atividade, em comemoração aos 100 anos de Catanduva, pretende reforçar a representação histórica do Ipê para a cidade, preservando a memória e cultura local.

 

O marco cultural será fixado por meio de totens em toda a extensão do Parque dos Ipês. Os trabalhos, num total de 100, serão aplicados na estrutura, que será ‘plantada’ ao longo da avenida Theodoro Rosa Filho. O restante será utilizado em painel da Estação Cultura.

 

O projeto tem a curadoria da professora Flávia Marega Frigério, arte-educadora mosaicista há dez anos. A instalação das peças será feita sob orientação, coordenação e supervisão da profissional. “É uma honra coordenar este projeto que deixará sua marca na história do Centenário de Catanduva”, disse Flávia.

O ‘plantio’ será realizado em parceria com a Secretaria de Planejamento, responsável pelo projeto de implementação dos totens.

 

“Estamos imensamente gratos por essa participação expressiva de artistas locais e de outras partes do país. A intervenção cultural tem, entre suas vertentes, o fortalecimento e a valorização do trabalho artesanal, além de enaltecer a árvore símbolo de nossa cidade neste ano do Centenário. É um grande presente para a cidade”, disse a secretária de Cultura.

 

Participaram do projeto artesãos de 24 cidades, além de Catanduva: Atibaia, Camboriú, Caraguatatuba, Chapada dos Guimarães, Curitiba, Guarujá, Goiânia, Itajobi, Itumbiara, Juiz de Fora, Jundiaí, Novo Horizonte, Pindamonhangaba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Santa Adélia, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo,  São José dos Campos, São Paulo, Peruíbe, Uchoa e Valinhos.

 

Ao todo, foram 97 doadores entre pessoas físicas e os coletivos Associação Mosaico Paulista, Agrupa - Coletivo de Mosaico da Faculdade de Artes da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Ateliê Denise Nissan, de Curitiba.

separador

Prefeitura de Catanduva | www.catanduva.sp.gov.br | Ouvidoria 0800-772-9152