// ESTRELA DO ORIENTE

Folia de Reis: ‘Estrela do Oriente’ faz duas apresentações em Catanduva neste sábado

Ação tem apoio da Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Cultura

O Grupo de Folia de Reis Estrela do Oriente, de Vila Roberto, fará duas apresentações em Catanduva neste sábado, dia 7 de janeiro. A primeira será realizada no Mercado Municipal João Crippa, a partir das 9 horas.

Em seguida, o grupo se desloca para a rua XV de Novembro, com apresentação prevista para as 13 horas, em frente ao Supermercado Bugança. A ação tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

A festa é comemorada sempre no dia 6 de janeiro e é uma tradição da cultura popular brasileira. As apresentações são gratuitas e abertas à população.

História

Conforme a tradição, no período de Natal, um grupo de cantadores e instrumentistas percorre a cidade entoando versos sobre a visita dos Reis Magos ao menino Jesus e passam de casa em casa em busca de oferendas, que podem ser desde uma xícara de café até um prato de comida.

No Brasil, a tradição tem características próprias e é uma manifestação de cores, sons e beleza. Os versos são preservados de geração em geração por tradição oral. A companhia conta com músicos com instrumentos como viola, violão sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo e pandeiro.

O grupo ainda é formado pelo mestre, contramestre, três Reis Magos, palhaço e foliões, que usam máscaras e roupas coloridas.