// 2ª FASE DO CADASTRO NOVA CATANDUVA 1

Prefeitura de Catanduva inicia a segunda fase do recadastramento das famílias do Nova Catanduva I

Famílias estão sendo recadastradas no Programa Bolsa-Família

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Assistência Social vem desenvolvendo o recadastramento das famílias do Nova Catanduva I no Programa Social Bolsa-Família. A partir de hoje começa a segunda fase do cadastramento, formada pela digitalização dos cadastros no site do Governo Federal.

O recadastramento das famílias teve início no mês de fevereiro, e 356 entrevistas já foram desenvolvidas. Porém, as famílias que ainda não se recadastraram precisam se apressar, porque o recadastramento é essencial para que o beneficiário não tenha seu benefício bloqueado.

As entrevistas estão sendo realizadas no bairro por uma equipe formada por 12 profissionais com habilitação em preenchimento de CaDÚnico, e com visitas domiciliares, em horários especiais: de segunda à sexta-feira, das 9 horas às 20h30, aos sábados e domingos das 9 às 17 horas.

Para a realização das entrevistas, a prefeitura disponibilizou um carro de som informando os moradores sobre o recadastro. Além do carro de som, há um visitador entregando a relação dos documentos necessários para o recadastramento e entrevista.

O Bolsa-Família é apenas um dos programas que a população de baixa renda pode ter acesso ao se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais, do Governo Federal. O sistema é porta de entrada para 20 políticas públicas.

CaDÚnico

O Cadastro Único é um instrumento que identifica e caracteriza os mais pobres e permite conhecer a realidade socioeconômica das famílias de baixa renda. Por meio de um sistema informatizado, o Governo Federal consolida os dados coletados no Cadastro Único para formular e implementar políticas específicas, que contribuem para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas.

O cadastro é utilizado, por exemplo, para conceder a isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos. Todas as informações do sistema podem ser utilizadas pelos governos municipais, estaduais e federal.