// CENTRAL DE INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS

Catanduva é contemplada com uma Central de Interpretação de Libras

A aprovação veio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

29.12.15 – O prefeito Geraldo Vinholi sai na frente mais uma vez e conquista um importante Projeto para Catanduva, a Central de Interpretação de Libras - Língua Brasileira de Sinais - projeto criado pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo Federal.

O Projeto foi criado em 2013, inicialmente para atender aos Estados, mas este ano, porém, alguns municípios de grande porte foram contemplados, e Catanduva foi um deles. “Em 2013 protocolei em Brasília ofício solicitando a Central de Libras, em abril deste ano participei de uma audiência com o secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José, durante um evento em São Paulo e reforcei o pedido.  Agora para começar muito bem 2016, conquistamos esse presente para o município e em especial para a comunidade surda”, ressalta Vinholi.

A Central de Libras tem como objetivo proporcionar atendimento especializado e especifico às pessoas com deficiência auditiva, com isso garantir que recebam qualidade nos serviços de tradução e interpretação, facilitem o seu acesso a serviços públicos, além de ampliar a comunicação e interação entre surdos e ouvintes.

A Central de Interpretação de Libras será instalada no Centro de Tecnologia e Inclusão Social e serão oferecidos os seguintes serviços:

A central terá três atendimentos específicos à comunidade surda:

No Atendimento Presencial, a pessoa poderá obter informações diretamente na Central de Libras com o profissional responsável pela tradução/interpretação em Libras/Língua Portuguesa;

Nas informações por meio virtual, a Central de Libras possuirá tecnologia para prestar atendimentos por meio virtual, que possibilitará uma comunicação rápida e em tempo real entre a Central de Libras e a pessoa surda em qualquer lugar;

Na interprete in Loco, este estará disponível para acompanhamento da pessoa com deficiência auditiva a locais de atendimento ao público (Poupatempo, Fórum, prefeitura, etc..). Este serviço deverá ter data e hora previamente agendados.