// VISITAS À ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO (ETE)

Parceria entre Secretarias municipais viabiliza visitas à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)

Alunos das escolas municipais visitaram a estação, que foi inaugurada em junho

16.09.15 – A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), inaugurada no mês de junho, considerada um marco histórico para Catanduva, começa receber visitas monitoradas de alunos da Rede Municipal de Ensino. Uma parceria entre a Superintendência de Água e Esgoto (SAEC), Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e Secretaria de Educação

As visitas que ocorrem neste mês e em outubro fazem parte das ações de educação ambiental desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente durante todo ano.

De acordo com o superintendente da SAEC, Cesar Morasca, inicialmente as visitas contam com a participação dos alunos dos 9° anos das Escolas Municipais. “É importante porque os alunos conhecem todas as etapas da ETE, e tem a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas”, comenta.

ETE

Durante a visita técnica os jovens conheceram todas as etapas do tratamento: após ser bombeando para a ETE, o efluente passa pelo gradeamento fino, capaz de reter os pequenos sólidos (cabelo, estopa, etc.), segue para o desarenador (caixa de areia) onde toda a areia é retirada e após isso, para as lagoas de aeração onde o efluente é submetido à agitação mecânica, ocorrendo à oxigenação da mistura, eliminando os gases indesejáveis e acelerando o processo de decomposição.              Depois de algum tempo, o efluente segue para as lagoas de decantação, onde os resíduos ficam depositados no fundo e a água, livre dos resíduos, vai de volta para o rio São Domingos.

Estação

Com investimento de 24 milhões, a ETE opera, desde maio/2015, com licença provisória emitida pela CETESB e devolve o efluente ao Rio São Domingos, com mais de 80% de remoção da carga orgânica.

Saneamento

O saneamento básico, além de garantir saúde e desenvolvimento, é fundamental para a conservação das fontes de água limpa do planeta. A Prefeitura de Catanduva realiza obras que beneficiam toda a população e por meio da SAEC, distribui água 100% potável, realiza a coleta, o afastamento e o tratamento de todo esgoto gerado no município, aumentando a qualidade de vida de toda população.

Serviço

Os interessados em agendar visitas à Estação de Tratamento de Esgoto de Catanduva, ao Centro de Controle Operacional, ao Laboratório e às Unidades de Captação, devem entrar em contato com a SAEC através do telefone (17) 3531-0622 ou comparecer na sede da autarquia, na Av. Eng. José Nelson Machado, n°. 888-A, Centro.