// 17º Festival de Teatro de Catanduva inicia suas apresentações hoje

17º Festival de Teatro de Catanduva inicia suas apresentações hoje

Abertura oficial será realizada por companhia de Tocantins

06.05.15 – Luz, câmera, ação. Começa oficialmente um dos mais aguardados festivais de Catanduva. O 17º Festival de Teatro tem abertura oficial hoje, com a Cia Lamira de Artes Cênicas de Tocantins, com o espetáculo ‘Do Repente’. A peça será apresentada no SESC, às 20 horas, com entrada gratuita.

O 17º Festival de Teatro é realizado pela Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Cultura, com apresentações gratuitas em diversos pontos da cidade. A programação se estende até o próximo domingo (10).

O espetáculo ‘Do Repente’ já realizou mais de 80 apresentações em 60 cidades brasileiras. Sua poética, uma mistura instigante entre a dramaturgia teatral e a dança, é elaborada em torno do universo do Romanceiro Popular do Nordeste brasileiro. Conta com as figuras do poeta cantador, do coquista, do aboiador, do glosador, do cordelista, do mamulengueiro e da influência e presença dessa cultura na formação das “diversas culturas” brasileiras. Também se apropria das pesquisas sobre a comédia dell’arte.

A proposta consiste numa releitura que relaciona o universo desse Romanceiro Popular nordestino com o universo urbano e globalizado da atualidade, sobre o uso das máscaras na construção das personagens e, no movimento, das possibilidades articulares existentes na manipulação de títeres (marionetes).

Festival

O Festival de Teatro foi instituído em Novembro de 2014, e é uma mostra de apresentações de produções teatrais convidadas de várias localidades do país, de caráter não competitivo, além de abrigar atividades de formação como oficinas e workshops.

São apresentados 13 espetáculos teatrais: cinco peças catanduvenses e sete de outros locais do país: Rio de Janeiro, Tocantins, Rio Claro, São Carlos e São José do Rio Preto.

A realização é da Prefeitura de Catanduva, com o apoio do Sesc, Jornal O Regional, Rádio Globo, Fundo Social de Solidariedade e Associação Dell’arte.

Quarta-feira (6) – às 20 horas – SESC

Apresentação do espetáculo ‘Do Repente’ - Cia Llamira de Artes Cênicas –

Quinta-feira, (7) – às 8h30 – Teatro Municipal

Apresentação do espetáculo ‘Lendas do mar’ - Cia I’par – Catanduva