// Prefeito Vinholi

Prefeito Vinholi participa de seminário sobre sustentabilidade e uso do plástico na AMA

Período da tarde teve início com a palestra do escritor e educador Içami Tiba, que falou para um grande público

05.06.14 - O prefeito Geraldo Vinholi participou nesta quinta-feira (05) do seminário sobre sustentabilidade, meio ambiente e uso do plástico, no segundo dia do VIII Congresso de Municípios do Noroeste Paulista - evento que conta com apoio da Prefeitura de Catanduva e é desenvolvido pela Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA).

Com o tema "Desenvolvimento Industrial Paulista: O Setor de Transformação e Reciclagem de Materiais Plásticos", Vinholi esteve com o Diretor superintendente do Sindiplast e da Abiplast, Paulo Henrique Rangel Teixeira.

O objetivo do seminário foi discutir e propor ações sobre os principais assuntos que norteiam a atuação do setor plástico e como explorá-los. “Esse é um assunto que não se esgota, pois a dinâmica mundial requer o debate constante. A sustentabilidade deve ser o norteador das ações da administração pública”, falou.

A mesma opinião foi compartilhada por Paulo Teixeira. “O plástico tem em seu DNA o papel importante da reciclagem. Temos de buscar meios e formas, junto das indústrias, de melhorar o uso de materiais que possam ser renováveis para a natureza”, destacou. A mesa também foi composta pela secretária de Meio Ambiente, Kátia Penteado e por Fernando Braz, gestor empresarial.

O seminário também debateu ações da "Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, Logística Reversa e Responsabilidade Compartilhada", além de “Linhas de Financiamento para o Setor Plástico".

Através da parceria do Sindiplast e da Prefeitura, a indústria paulista ganha mais um subsídio para impulsionar sua competitividade em níveis local e nacional.

Içami Tiba

Antes, o psiquiatra Içami Tiba falou para mais de mil pessoas em palestra com orientações para profissionais de educação que participaram do Congresso. Com mais de 30 livros lançados, o escritor apontou a humanização das relações entre pais, filhos e educadores como uma das chaves para o sucesso no processo educacional.

“A palavra de ordem é atualizar-se profissionalmente, tanto para os pais quanto os educadores. Só assim podemos proporcionar estímulos nas crianças que farão delas adultos “pensantes”, livres da zona de conforto que o mundo atual lhes impõe”, falou.

O educador fez em Catanduva sua palestra de número 3.593 e falou da forma como concebe seus livros. “Os livros são sementes plantadas, cujo destino o próprio autor desconhece. Ninguém sente falta daquilo que não conhece. O amor e a educação são a base de qualquer tipo de relação interpessoal”, conclui.