// DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

03.10.13 - A Prefeitura de Catanduva, por meio da Coordenadoria de Inclusão Social, recebe nesta sexta-feira (4) representantes de 80 municípios da Região Noroeste Paulista para Ato de Pactuação Coletiva do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento será hoje, a partir das 14 horas, no Auditório do Paço Municipal José Antonio Borelli.

Os representantes vão assinar um plano proposto pelo Governo Federal, Estados, Distrito Federal e municípios para a elaboração de uma Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU. Ela foi ratificada pelo nosso país com equivalência de emenda constitucional, para que aconteça na vida das pessoas por meio da articulação de políticas governamentais de acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade.

Nesse sentido, o Governo Federal vem pactuando com estados e municípios a adesão para a implementação e execução das ações, já tendo assinado com diversos municípios brasileiros.

A ação mostra o empenho do prefeito Geraldo Vinholi com planos inclusivos. "Catanduva foi escolhida para sediar este importante evento e isso, para nós, é motivo de orgulho e, com certeza, reflexo do trabalho desenvolvido pelo Prefeito na área da Inclusão de Pessoas com Deficiência. Quando o assunto é Inclusão de Pessoas com Deficiência, Catanduva tem uma grande responsabilidade, inclusive regional, e é por isso que seremos sede deste importante evento", explica o responsável pela Coordenadoria de Inclusão Social.

Para garantir a articulação do Governo Federal, Estados, Distrito Federal e municípios em prol de políticas públicas de acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade, mais de 15 ministérios se reuniram, ao lado do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), para desenhar um plano que envolve todos os entes federados e prevê um investimento total no valor de R$ 7,6 bilhões até 2014.

Este ano, o plano vai enfocar a relação com os municípios, para que as políticas tenham efetividade em seus quatros eixos: Acesso à educação, inclusão social, acessibilidade e atenção à saúde.

Programação:
4 de outubro

14h às 15h - Apresentação do Plano Viver sem Limite (Maria Vilma Roberto - Apoiadora Institucional do Plano Viver sem Limite).
15h - Ato de Pactuação Coletiva dos Municípios.
Após será oferecido, pela Prefeitura de Catanduva, um coffee de confraternização.

Local: Auditório da Prefeitura de Catanduva, Praça Conde Francisco
Matarazzo, 01, Parque das Américas Catanduva/SP.