// SAEC EM AÇÃO

17.09.13 – O Prefeito de Catanduva Geraldo Vinholi, por meio da Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (SAEC) vai inaugurar duas unidades importantes para a população catanduvense: a Unidade de Reservação Emílio Carlos (UR-6) e a Estação Elevatória e Rede de Esgoto do Polo Comercial e Industrial Raul de Carvalho. A inauguração será no sábado, dia 21, às 10 horas. No mesmo dia será realizado o projeto ‘O Prefeito e Você’, a partir das 15 horas, na Praça do Aeroporto.

A principal função da Unidade de Reservação Emílio Carlos é garantir o abastecimento de toda a população e melhorar a condição de pressão da água.

A escolha do lugar para a instalação da Unidade de Reservação Emílio Carlos foi feita por meio de pesquisas realizadas pelos engenheiros da SAEC. A unidade vai sanar o problema de abastecimento na região, inclusive em partes altas do bairro. A água utilizada pelos moradores da região, antes da construção do reservatório, era injetada direto na rede, o que ocasionava a falta de água, principalmente em dias de grande consumo.

A unidade terá painéis de controle de última geração, capacidade de armazenar até um milhão de litros de água e bombas de recalque para distribuição de água com vazão de até 300 m³/hora. O reservatório vai abastecer diretamente cerca de seis mil habitantes, nos seguintes bairros: Parque Iracema, Jardim Santa Helena, Jardim Irradiação, Residencial San Remo e Vila Celso Mouad.

O valor total da obra, incluindo os custos de automação, redes adutoras de água (aproximadamente 6.391 metros), bombas e o reservatório, foi em torno de R$ 1, 8 milhões.

Estação elevatória

A Estação Elevatória e Rede de Esgoto era uma antiga reivindicação dos moradores e empresários do Raul de Carvalho. Desde a criação do loteamento, existia apenas o sistema de fossa séptica.

Com intuito de atrair novos empreendimentos e melhorar a qualidade de vida da população e empreendedores que já estão no local, a SAEC realizou uma série de obras que resultaram na construção da estação elevatória, redes coletoras, ramais e rede de recalque de esgoto.

A SAEC realizou todos os testes e ajustes necessários para que a rede funcione da melhor forma possível. Com o término das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), todo o esgoto coletado no bairro, será recalcado por meio da estação elevatória, através da rede de esgoto, para a ETE.

A obra teve um investimento total de aproximadamente R$ 750 mil.

Localização

A Unidade de Reservação Emílio Carlos (UR-6) fica localizada na Rua dos Estudantes, 1.455, Jardim Santa Helena. A Estação Elevatória e Rede de Esgoto fica na Rua Mairinque, 23, Polo Comercial e Industrial Raul de Carvalho.