// COLETA SELETIVA

09.08.13 – A nova empresa de coleta de resíduos contrata pela Prefeitura de Catanduva, a Monte Azul Ambiental, vai inovar em máquinas, formas de recolhimento e passar para a população um novo conceito na forma de descarte de resíduos.

Para isso, técnicos da empresa e a secretária de Meio Ambiente e Agricultura Kátia Penteado Casemiro, realizarão na próxima terça-feira (13), ás 8h30, na Unidade de Saúde da Família (USF) do Santo Antônio, uma capacitação dos agentes de saúde, que estarão nos três bairros – onde o plano piloto de Coleta Seletiva Domiciliar será iniciado – para orientar os moradores de como, e qual a importância de se fazer a Coleta Seletiva.

No mesmo dia, ás 15 horas, os técnicos da empresas Monte Azul Ambiental, a secretária do Meio Ambiente e a secretária da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Relação do Trabalho (Semdert) Vera Pinfildi, irão se reunir com os comerciantes no Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), para definir a coleta seletiva diferenciada no centro da cidade. “Catanduva hoje se planeja, tudo que vamos desenvolver é planejado. Nesta reunião vamos definir o plano que vamos traçar para este recolhimento”, explica Kátia.

Inovação

O novo contrato de limpeza pública prioriza a qualidade e não a quantidade, a empresa não receberá por tonelada, e sim por eficiência, pois passará por avaliação diária pela Secretaria de Meio Ambiente.
Também foram incorporados novos serviços, como a limpeza das bocas de lobo e a varredeira mecanizada, que ainda não havia sido utilizada em Catanduva. ”Os serviços estão sendo incrementados gradativamente, os moradores podem esperar”, afirma o engenheiro da empresa Fernando Dib Daud.

A Monte Azul Ambiental traz para Catanduva máquinas modernas, que atende as necessidades do município. São seis caminhões de cabine suplementar (cabine dupla), que são para a equipe de serviços atenderem as solicitações em contrato como: roçadas, limpeza de setores, entre outras.  Os caminhões têm capacidade de acomodar de 08 à 10 pessoas, o que facilita o transporte de toda a equipe com total segurança. E sete caminhões compactadores de lixo.

Para manter as ruas limpas, a empresa disponibiliza 50 lutocar (carrinho das varredeiras) de 120 litros cada, que são usados pelas varredeiras. Uma maquina de varredeira mecânica, que é engatada em um trator, onde esta faz a varrição total das guias.

Vai trazer dois veículos para atender a fiscalização dos serviços de coleta, e quando quebra, o outro auxilia o transporte. Um trator equipado com roçadeira para serviços de capina e limpeza de terrenos. Um caminhão equipado com refrigeração que atenderá a coleta de resíduos de saúde e 16 máquinas costais para atender a demanda de capina de avenidas e praças.

Reunião

Na última terça-feira (07), as Secretarias de Prefeitura de Catanduva, se reuniram para definir uma equipe de trabalho, para dar início aos trabalhos voltados a orientação e conscientização junto a população quanto à coleta seletiva no município.

Os moradores dos bairros inseridos no projeto piloto de coleta seletiva porta a porta serão: Vila Santo Antonio, Vila Celso e Higienópolis. “Para a eficiência na implantação da coleta seletiva no município é imprescindível a participação conjunta da gestão pública e da população”, ressalta a secretaria Kátia.

As secretarias que participaram da reunião foram: Secretaria de Meio Ambiente, secretários e representantes das Secretarias de Assistência Social, Educação, Meio Ambiente, Desenvolvimento, Emprego e Relação do Trabalho (Semdert) e Saúde.