// VAGAS EM CRECHES

07.06.13 - A Prefeitura de Catanduva iniciou discussão com representantes de escolas particulares e entidades, para viabilizar parcerias e suprir a demanda de falta de vagas em creches. Na tarde de ontem, o prefeito Geraldo Vinholi esteve na sede da Secretaria de Educação (SME), onde se reuniu com 14 representantes destas instituições.

“Além de vagas, precisamos de creches noturnas, visando atender 100% das crianças. Desafio este que enfrentaremos criando planos de incentivo com a iniciativa privada, além de priorizar os que mais necessitam, otimizando as ações da Prefeitura. Estamos trabalhando para estabelecer parcerias, analisando cada caso individualmente”, disse o prefeito, durante o encontro.

Até o final do ano, a Prefeitura vai entregar mais três creches e amenizar a situação da ausência de vagas. Para estabelecer a parceria, o Executivo pretende visitar todas as instituições particulares e analisar eventuais ampliações físicas nesses locais.

Engenheiros da Prefeitura vão checar na próxima semana o caso de cada escola. “As instituições que já tiverem vagas para ofertar, podem entrar em contato com a Secretaria de Educação para ver a disponibilidade”, destaca.

A SME mantém um sistema de monitoramento constante de dados dos bairros e localidades que mais necessitam de vagas. “É importante manter esse diálogo com as instituições particulares e entidades assistenciais para buscar efetivamente atender a demanda que existe hoje”, falou Vera Lúcia Massoni, secretária de Educação.

Outra proposta apresentada por Vinholi foi o projeto de aluguel de um imóvel com a utilização de mão de obra das escolas ou entidades. “A Prefeitura forneceria toda a infraestrutura e, em contrapartida, as escolas cederiam funcionários. O modelo de ensino seria baseado no que é disponível pela Secretaria de Educação”, citou.

Aproximação

As diretoras e representantes das entidades elogiaram a abertura de diálogo com a Prefeitura de Catanduva. “Trata-se de uma parceria importante, única e inédita, que visa beneficiar a todos e pode envolver até empresas privadas. Essa proximidade com a Prefeitura é benéfica para as escolas, pois temos a experiência necessária para poder auxiliar”, comentou Mariângela Carlos Gonçalves, responsável pela Escola São Lucas.

Além da São Lucas, participaram do encontro as escolas: Roda Pião, Jean Piaget, Tic-Tac, Gente Miúda, Art Livre, Vida Viva e Objetivo. Entre as entidades, estiveram: José Zancaner, São Vicente de Paula, Creche Irmã Sheila, Sinharinha Neto e Boa Nova.