// Por inclusão, Prefeitura e empresas se unem

20.04.12 - A Prefeitura de Catanduva, por meio da Coordenadoria de Inclusão Social e Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Relação de Trabalho (Semdert), realizou nesta quinta-feira, dia 19, um encontro entre representantes de diversas empresas da cidade.

O intuito da reunião era estabelecer metas para possibilitar melhorias, no campo profissional, para pessoas com deficiência, com garantias e meios que favoreçam a inserção delas no mercado de trabalho.

Na pauta, foram debatidos vários assuntos, dentre eles melhorias no banco de currículos da pessoa com deficiência, capacitação profissional e parceria entre empresas e Prefeitura.

“Também apresentamos a campanha para cadastramento de currículos, que terá início nos próximos dias. Estaremos presentes em seis pontos diferentes da cidade com pessoas habilitadas para a realização do cadastro dos candidatos”, explica a Coordenadoria de Inclusão Social.

A Prefeitura tem contribuído muito com o processo de inclusão da pessoa com deficiência.  Desde a criação do Banco de Currículos de Pessoas com Deficiência, em maio de 2011, 20 pessoas foram contratadas por empresas da cidade. “Com certeza, se trabalharmos em parceria podemos fazer muito mais”, completa o setor.

Durante o encontro, ficou decidido que outras reuniões, com o mesmo intuito, serão realizadas a cada dois meses entre os participantes. “Isso demonstra o compromisso por parte das empresas”, diz.

Presenças

Estiveram presentes no encontro representantes do Grupo Maranhão, Cocam, Grupo Nardini, Citrovita, Usina São Domingos, Loren Sid e Grupo Noble Brasil. O encontro contou ainda com a presença do vice-prefeito de Catanduva e do responsável pela Semdert.

Informática

Quem esteve presente na reunião aproveitou a oportunidade para conhecer o curso de Informática para deficientes visuais. As aulas tiveram início no último dia 10. Quinze alunos participam. A iniciativa é pioneira na região. O curso é realizado em parceria com a escola Senai de Itu.

O objetivo é a qualificação destas pessoas para possibilitá-las o ingresso no mercado de trabalho. As aulas acontecem no Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência e Idosos, na rua 15 de novembro, no Jardim Santa Rosa.

“Um fato que chama a atenção é que o professor também é deficiente visual, demonstrando que a presença da deficiência não pode ser considerada um fator de impedimento para o desenvolvimento social do cidadão”, avalia a coordenadoria.