Prefeitura Municipal de Catanduva

Aumentar Diminuir Contraste Acessibilidade

// VIGILÂNCIA NUTRICIONAL

separador

Programa de vigilância nutricional atende 30 recém-nascidos

 

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde, monitora 30 recém-nascidos em programa de vigilância nutricional da rede municipal de saúde. O trabalho envolve equipe do CEM (Centro de Especialidades Médicas) e visa proporcionar atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso.

 

O programa de puericultura protege a criança contra agravos que possam comprometer seu desenvolvimento físico. Nesses casos, o acompanhamento é ofertado de forma contínua, até que o paciente atinja o peso ideal para sua idade. A consulta é destinada à avaliação completa por meio de pesagem, capacidade auditiva e visual e até o desenvolvimento neuropsicomotor.

 

Os pacientes são agendados para o primeiro atendimento dentro de uma semana, pós alta médica da maternidade. O período de comparecimento às consultas pode variar entre semanal, quinzenal, mensal ou mais, dependendo da situação em que a criança se encontra. Além disso, o programa tem rígido controle de frequência.

 

Quando a criança falta à consulta, a assistente social entra em contato com a família para saber o motivo da ausência. A partir daí, é feito novo agendamento”, ressalta a chefe de divisão do CEM.

 

São acompanhados os pacientes com classificações de baixo e médio risco, a partir de encaminhamentos feitos pela Secretaria de Saúde e Hospital Padre Albino. Cabe ao Hospital Emílio Carlos o monitoramento de casos mais graves, classificados como de alto risco. Os atendimentos são extensivos a crianças do Sistema Único de Saúde (SUS) e àquelas que têm plano de saúde.

separador

Prefeitura de Catanduva | www.catanduva.sp.gov.br | Ouvidoria 0800-772-9152