// TREINAMENTO DA GCM

GCM aprimora técnicas de trabalho em extensivo de segurança

A Guarda Civil Municipal (GCM), órgão de segurança ligado à Prefeitura de Catanduva, aprimorou técnicas de trabalho em um curso extensivo. O treinamento visou à formação de seis novos guardas, incorporados ao pelotão via concurso público, e a reciclagem de parte da equipe em atuação.

Foram cinco meses de atividades – em média 700 horas/aula – compostas por matérias conforme preconiza a grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

O comandante da GCM, ressalta os esforços da administração para tornar capacitações como essa cada vez mais comuns, em prol do amadurecimento da equipe para lidar com situações complexas.

“O treinamento, em boa medida, eficaz, reflete no rendimento dos guardas no exercício da sua função, como o grupo deve se comportar e agir”, ressalta.

Dentre as atividades, o grupo passou por capacitação para manuseio de revólver, pistola e espingarda; controle de distúrbio civil, voltado à intervenção em casos de aglomeração; estágio nas ruas; abordagem veicular e pessoal. A cada módulo, os integrantes foram submetidos a avaliação.

A corporação conta, atualmente, com 80 GCMs. Os guardas destinam atenção especial à proteção de bens públicos, serviços e instalações municipais.