// NOVAS GALERIAS

Prefeitura implanta 4 km de galerias para solucionar inundações

Mais de quatro quilômetros. Essa é a extensão de galerias que estão sendo construídas pela Prefeitura de Catanduva para prevenir inundações em pontos críticos do município. Estão sendo investidos quase R$ 3,5 milhões – cujos resultados serão constatados em médio prazo por quem sofre há décadas com o problema.

O trabalho, supervisionado pela Secretaria de Obras e Serviços, é realizado nas ruas Antônio Girol, Altair, Mongaguá, Ibiraci e Ipiranga, além dos bairros Pedro Luís Boso e Santa Paula. Segundo os técnicos do setor, ao todo, serão construídos 4.136,5 metros de galerias de águas pluviais, com 195 bocas de lobo instaladas.

Em alguns trechos, como é o caso da rua Mongaguá, no Jardim Alpino, a via também será pavimentada. A maioria das obras já está em andamento ou em processo de finalização.

Outras galerias foram concluídas no bairro Pedro Nechar, dando fim aos transtornos causados pela força da água que descia pela rodovia sem escoamento adequado, e na Vila Soto, em trechos dos ruas Cardoso e Tietê, fruto de contrapartida da MRV.

Erosões

Trabalhos realizados pela Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (Saec) também deram fim a grandes erosões em dois bairros. No Jardim Imperial, foi construída uma barragem de contenção de cinco metros de altura para elevar o nível de fundo do canal e proteger a tubulação de esgoto que o atravessava e que rompeu.

Moradores conviveram por mais de quatro anos com o mau cheiro provocado pelo esgoto de uma parte do bairro, lançado "in natura" no local devido ao rompimento da tubulação. O serviço foi finalizado pela autarquia em abril de 2017.

Já no Glória 5, foram executadas galerias de águas pluviais na rua Lagoa Real, entre as ruas Panamá e Mundo Novo, para melhorar a drenagem. A falta de galerias provocou uma grande erosão, já que a água de chuva vinda do bairro escoava sobre a área de preservação permanente (APP) próximo ao Córrego Retirinho.