Prefeitura Municipal de Catanduva

Aumentar Diminuir Contraste Acessibilidade

// CAIC JOVEM

separador

Cursos de capacitação beneficiam 3 mil pessoas em 2018

 

Uma das principais frentes de atuação da Prefeitura de Catanduva tem sido capacitar mão de obra para o mercado de trabalho, como forma de gerar emprego e renda. A partir dessa proposta, mais de 3 mil pessoas participaram dos cursos e oficinas de qualificação oferecidos ao longo de 2018.

 

Para facilitar o acesso dos moradores, a maioria dos módulos foi desenvolvida nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Bom Pastor, Juca Pedro e Imperial, além do Centro de Referência Especializado, o Creas. Uma parcela da demanda foi composta por participantes do projeto Frente Cidadã.

 

Cerca de 1,9 mil pessoas fizeram cursos de jardinagem, auxiliar administrativo, assentador de azulejo, garçom, pintor, mecânica automotiva, modelagem, design de sobrancelhas, corte e costura, cabeleireiro, recepcionista, informática, atendimento ao cliente, auxiliar de eletricista, e tratamento e limpeza de piscina.

 

A iniciativa é liderada pela Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Relação de Trabalho (Semdert) e Secretaria de Assistência Social, que envolveu outras 600 pessoas em oficinas de convivência e fortalecimento de vínculos – com aulas de bordados, pintura em tecido e MDF, tricô, crochê, pedrarias e outros.

 

Já o Fundo Social de Solidariedade capacitou 160 pessoas em outras áreas, com formação em pedreiro, eletricista e assentador de pisos e azulejos na Escola de Construção Civil, panificação e produção de ovos de Páscoa.

 

A cada turma formada, os participantes receberam certificados e incentivo para a atuação na área escolhida. Para 2019, a Prefeitura seguirá o atendimento profissionalizante nos mesmos moldes. O cronograma está sendo elaborado, levando em conta carências do mercado e de cada território da cidade.

 

CAIC Jovem

 

A Prefeitura também implantou o programa CAIC Jovem, voltado à capacitação para o trabalho. As atividades são oferecidas em parceria com instituições educacionais e foco em adolescentes de 12 a 18 anos – mas com opções para variadas tribos e idades. Em 2018, foram 18 cursos e total de 350 alunos.

 

separador

Prefeitura de Catanduva | www.catanduva.sp.gov.br | Ouvidoria 0800-772-9152