// AÇÕES NA UBUNTU

Culinária, homenagem e contação são ações de hoje na "Ubuntu"

A Mostra Ubuntu – A África em Nós tem continuidade nesta semana. Nesta terça-feira, data em que se celebra o Dia da Consciência Negra, a programação contempla contação de histórias, oficina de culinária, palestra e uma homenagem às personalidades negras que contribuíram com o desenvolvimento de Catanduva.

Às 8h e 14 horas, na Pinacoteca Municipal, tem ‘Histórias pra erê ver o ouvir’, com contação de lendas africanas e visita à exposição Preto e Branco. O projeto é gratuito e aberto à comunidade. As contações e monitoramento das visitas são realizados pela Cia Pé de Prosa.

Também às 8 horas, o Cras Juca Pedro receberá a oficina de Maquiagem e Pintura Corporal Africana com Iara Souza, integrante do Movimento Negro de Catanduva (MNC).

Às 19h30, na Estação Cultura, será realizada a oficina de culinária ‘Paru Iná’, que evidencia as cores e sabores da gastronomia africana. A aula é ministrada pela culinarista Rosa Ferreto. Às 20h, no Centro Cultural, a palestra ‘Os aspectos psicológicos do racismo’ aborda as consequências psicológicas acarretadas pelo indivíduo vítima de racismo. A apresentação é do psicólogo Riverton Arlen Inácio.

Na sequência, também no Centro Cultural, a Mostra Ubuntu, em razão da celebração da data, homenageará personalidades - mulheres e homens negros - que contribuíram por sua representatividade e trabalho, em diversas áreas, na sociedade catanduvense.

“De forma livre, membros do Movimento Negro de Catanduva indicaram vários segmentos, com aprovação de todos. Nosso objetivo é mostrar a representatividade em diversos momentos da história do município, além de agradecê-los em forma de homenagem”, disse Taíse Braz, integrante do MNC.

Mostra

“Ubuntu – A África em nós” propõe, por meio de expressões artísticas apresentadas em diversos formatos, impulsionar a reflexão, o debate e a conscientização sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira. Todas as atividades são gratuitas.

Realização

A realização é da Prefeitura de Catanduva, por meio das Secretarias de Cultura, Educação e Assistência Social, Sesc, RB Produções Artísticas, Leandro Costa Fotografia e Movimento Negro de Catanduva.