// MOSTRA UBUNTU

Abertura da Mostra Ubuntu traz exposição "Preto e Branco"

A abertura da Mostra Ubuntu – A África em Nós apresenta a exposição “Preto e Branco – Low-Key e High-Key”, com fotos de integrantes do Movimento Negro de Catanduva (MNC). O evento será no sábado, dia 17, às 20 horas, na Pinacoteca Municipal, e tem entrada gratuita.

O projeto surgiu inspirado na ideia de novos desafios, com ensaios fotográficos ousados, e se concretizou ao ser proposto para o movimento. A coordenação foi do fotógrafo e professor Leandro Costa, com fotos de Ivo Martins Cambuí e Silvia Ortega e assistência de Lara Brandão.

Participaram do ensaio 18 pessoas, integrantes do MNC, que resultaram em 50 imagens para a exposição. “Este projeto tem ampla dimensão e vai além das técnicas fotográficas. Contempla a valorização social do Movimento Negro de Catanduva e sua importância cultural na comunidade catanduvense. Visa ainda, despertar olhares pela beleza da cor negra e do charme das modelos”, explicou Cambuí.

A exposição é realizada em parceria com a Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Movimento Negro de Catanduva, Sesc e RB Produções Artísticas, e visa à ampliação e estímulo das pessoas a um olhar fotográfico para causas que despertam ações e valorizam o ser humano.

Na data, haverá a apresentação "Branqueamento dos negros/Negritude dos brancos?" da Cia Arte Brasil, que envolve poesia falada e performance. Tem como finalidade expor as contradições sociais, as imposições quanto aos ancestrais e a inversão da cultura dos negros, frisando as mudanças de papeis.

Mostra

“Ubuntu – A África em nós” propõe, por meio de expressões artísticas apresentadas em diversos formatos, impulsionar a reflexão, o debate e a conscientização sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.

A realização é da Prefeitura de Catanduva, por meio das Secretarias de Cultura, Educação e Assistência Social, Sesc, RB Produções Artísticas, Leandro Costa Fotografia e Movimento Negro de Catanduva.