Prefeitura Municipal de Catanduva

Aumentar Diminuir Contraste Acessibilidade

// VIAGEM CULTURAL

separador

Arte-educadores e integrantes da Moarc fazem viagem cultural

 

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu uma viagem cultural com os participantes da 6ª edição da Mostra de Artes Plásticas (Moarc), além de arte-educadores da Estação Cultura. A atividade já estava prevista no regulamento de participação do evento.

 

Pela manhã, o passeio foi pela 33ª Bienal de Arte de São Paulo, no Parque do Ibirapuera. Mais de 100 artistas de todo o mundo participam da exposição, nomeada ‘Afinidades Afetivas’. Neste ano, a proposta é um modelo alternativo ao uso de temáticas privilegiando o olhar dos artistas sobre seus próprios contextos.  No total, a bienal reúne 19 exposições sob a curadoria do espanhol Gabriel Pérez-Barreiro.

 

À tarde, os catanduvenses visitaram duas exposições da Pinacoteca: Arte no Brasil e o coletivo Mulheres Radicais. A primeira reconta a história da Pinacoteca São Paulo, ocupando todo o segundo andar do edifício com obras do seu acervo. Já a exposição coletiva aborda a lacuna na história da arte ao dar visibilidade à produção, realizada entre 1960 e 1985, de mulheres residentes em países da América Latina.

 

Na Pinacoteca, os integrantes da viagem ainda puderam assistir à apresentação da São Paulo Companhia de Dança. “A atividade promove o intercâmbio criativo de ideias, a reciclagem dos artistas, além de colaborar para a democratização do acesso”, disse a secretária de Cultura.

 

“Para nós artistas das artes plásticas foi muito proveitoso, trouxe mais conhecimento e acesso a obras que são verdadeiras relíquias”, comentou a artista plástica e arte-educadora Zilda Nardi.

 

Para a artista plástica e professora Ana Maria Vano, a viagem foi uma oportunidade enriquecedora, que permitiu ampliar os horizontes dos participantes. “Amplia a criatividade do artista, que se renova e aguça seus sentimentos em querer produzir mais”, ressaltou.

separador

Prefeitura de Catanduva | www.catanduva.sp.gov.br | Ouvidoria 0800-772-9152