O aumento de internações por covid-19 exige cuidados. O diretor superintendente do Instituto de Previdência dos Municipiários de Catanduva (IPMC), Edson Andrella, faz um apelo ao servidor público, para a prática de medidas de prevenção ao contágio do novo vírus: respeitar o distanciamento social, usar máscara, manter a higienização das mãos e quem puder, ficar em casa.
O IPMC tem aproximadamente 7.600 servidores segurados. Mediante convênio, os funcionários que precisam de assistência médica são atendidos no Hospital Unimed São Domingos, Nesse contexto, 25% do atendimento hospitalar na ala covid são a servidores.
“Chegamos a um momento difícil da pandemia, que não esperávamos que acontecesse. O boletim do coronavírus tem nos mostrado que a capacidade dos hospitais em Catanduva foi excedida, sem espaço em enfermaria e UTI, por conta da demanda e dos casos que vem aumentando muito”, destaca Andrella.
Em 2020, de março a outubro, para garantir o atendimento aos servidores, o IPMC disponibilizou suplementação de R$ 1,2 milhão ao Hospital. “A questão financeira é irrelevante, diante das vidas que temos que cuidar, salvar. O problema maior é a estrutura, que tem que ser colocada à disposição. Não existem profissionais e os profissionais que atuam nos hospitais estão extenuados, por causa do atendimento do ano passado e desse ano”, ressalta o diretor.
Outra dificuldade da atual etapa da pandemia é com relação à mão de obra qualificada, sem contar os profissionais que estão trabalhando no limite. “Meu alerta é um pedido, para a colaboração de todos. Seguir as normas sanitárias é a única forma de se proteger, valorizar a vida e a vida das pessoas que vocês amam. Sem a colaboração de todos, sem esse esforço, infelizmente o sistema entra em colapso e vai faltar atendimento para nós e nossos familiares”, finaliza.