O Prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa visitou a Unidade de Pronto Atendimento na manhã desta segunda-feira, dia 11, por volta das 7 horas. Ele conheceu as instalações do prédio, percorreu todas as alas, desde a recepção, até as salas de atendimento. Durante a estadia, Padre Osvaldo foi recepcionado pelo gerente da unidade, Giovani de Carvalho Silva.
Para se inteirar da rotina na unidade e dos serviços prestados, o prefeito fez contato e conversou com os colaboradores e pacientes. Em geral, Padre Osvaldo faz avaliação positiva do fluxo e organização dos trabalhos direcionados à população.
“Os serviços de saúde são prioridade em nossa gestão. Aqui na UPA, nos deparamos com uma estrutura bem organizada, com profissionais capacitados. Vamos acompanhar de perto as atividades. Nosso alvo é a prestação de serviço qualificado e com responsabilidade”, ressaltou o prefeito.
A UPA segue modelo de atendimento e protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde, com funcionamento 24 horas por dia. Por mês, são registrados, em média, 13 mil atendimentos. O paciente que dá entrada na unidade é direcionado a diversos setores como médico, enfermagem, assistência social, raio-x e laboratório. Desde o início da pandemia da covid-19, a UPA passou a contar com uma tenda mpontada especialmente para triagem dos pacientes com sintomas e suspeita do novo vírus.
O prefeito estuda retomar alguns serviços, em curto prazo, para melhor servir à população que depende dos atendimentos de urgência e emergência, na rede pública de saúde.
Em Catanduva, a unidade é de responsabilidade da Prefeitura de Catanduva e está sob gestão da Associação Mahatma Gandhi. A manutenção dos trabalhos envolve recursos das três esferas de governo: Municipal, Estadual e Federal.