A preocupação com a baixa procura para as matrículas escolares de 2021 mobiliza toda a rede municipal de ensino. A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza uma busca ativa, a fim de que pais ou responsáveis compareçam à escola onde o filho estuda, ou pretende estudar para que seja feito o cadastro.
De acordo com a secretária de Educação, Cláudia de Carvalho Cosmo Almeida, todas as unidades estão abertas para as matrículas das 8 às 17 horas. Vale ressaltar que a educação é um direito das crianças e dever dos pais ou responsáveis.
“Os alunos devem frequentar a escola a partir dos 4 anos de forma obrigatória, mas antes dessa faixa etária a criança também tem direito à educação para que possa desenvolver, aprender, brincar e ser educada. Nós sabemos que no contexto em que vivemos, temos toda a impossibilidade que a pandemia nos impôs. Estamos perto de vencer essa fase e pedimos que os pais façam as matrículas, que são uma pré-condução para o direito aos programas assistencialistas, entre outros”, destaca a secretária.
Volta às aulas
Na atual etapa, a pasta prepara a estrutura para recepcionar funcionários e alunos com segurança e seguindo todas as normas de higienização. O calendário escolar está em fase de organização. A previsão é de que as aulas tenham início na primeira semana de fevereiro. Também segue em análise, o modelo que será realizado em Catanduva, se será feito inicialmente de forma remota, ou de forma híbrida, com um percentual remoto e outro presencial.
“Não se trata de uma decisão unilateral de Catanduva, temos que levar em conta o Plano São Paulo, as diretrizes do Governo Estadual e as orientações da Secretaria Estadual de Educação, os critérios de saúde e educação, garantindo a vida, a saúde e a aprendizagem”, finaliza Cláudia.