Atividade em prol da saúde une escola e família no Oliveira Barreto
A escola municipal Prof. José D’ Oliveira Barreto, do Jardim Bela Vista, realizará atividade inédita e gratuita no próximo dia 30 de novembro. A ação “A Escola de Mãos Dadas com a Saúde da Família” oferecerá a pais, crianças e comunidade a oportunidade de vivenciar uma experiência única com orientações e atendimento. As atividades começarão a partir das 8 horas, com programação até às 11 horas.
“A ação é voltada para a comunidade e tudo foi preparado com muito carinho para que as pessoas tenham o acolhimento necessário. Teremos vários profissionais na escola, todos com temas referentes à saúde e mediação de conflitos, direitos e deveres dos pais com relação à vida escolar das crianças. O objetivo é trazer a família para dentro da escola”, explica a diretora Daniele Butarelo Catelan.
A ideia partiu da biomédica Daniela Vidotti que, desde os estudos, realiza atividades em prol da comunidade e destaca a importância do engajamento da escola e da família na saúde. Depois de anos de experiências, prêmios e reconhecimento, ela retornou à cidade natal e lançou a ideia, que foi apresentada para a coordenadora Carla Germano e abraçada pela direção da escola José D’ Oliveira Barreto.
“Apresentei o projeto, expliquei qual era o formato e imediatamente a diretora e a coordenadora pedagógica apoiaram. É uma alegria, porque a escola fica próximo do bairro onde eu nasci e cresci, e o colégio onde meu pai deu aula”, conta.
Com a aprovação do projeto, teve início a captação de pessoas e vários foram os profissionais que se interessaram pela iniciativa voltada para a sociedade. “Em Catanduva é bom vermos que, além de profissionais, temos pessoas voltadas para o social, para a educação em saúde que deve começar nas escolas para construirmos uma sociedade saudável e com consciência”, complementa a biomédica.
No dia 30, a escola estará repleta de atividades gratuitas. Os serviços incluem dosagem de glicemia, aferição da pressão arterial, aula de zumba, além de orientações sobre diabetes, doenças cardiovasculares e a saúde bucal. Também haverá oficina de música para mostrar como a música é instrumento em saúde.
“Faremos uma roda de conversa com psicóloga para os alunos, abordando os desafios e mediação de conflitos, e uma advogada falará para as crianças sobre os direitos e deveres de cada uma delas. Além disso, uma assistente social conversará com os pais sobre os direitos e deveres deles também”, finaliza Daniela.
Essa, de acordo com a especialista será a primeira de muitas atividades voltadas ao atendimento da comunidade, além de se tornar inspiração para toda a rede escolar.
A Escola de Mãos Dadas com a Saúde da Família
Quando: Dia 30/11, das 8 às 11h
Local: Escola Municipal Prof. José D’Oliveira Barreto
Endereço: Rua Birigui, 238, Jardim Bela Vista