Dia da Árvore terá distribuição de mudas na Praça da Matriz
Comemorado neste sábado, dia 21, o Dia da Árvore terá atividade especial em Catanduva. A data será marcada pela distribuição de mudas de árvores frutíferas e hortaliças na Praça da Matriz. A ação é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, em parceria com a Fundação Padre Albino. A iniciativa também conta com o apoio da Polícia Ambiental e Secretaria Municipal de Cultura.
A programação começa a partir das 9 horas e contará com a presença dos alunos do curso de agronomia da Unifipa, que realizarão a entrega das hortaliças. Já a Secretaria de Meio Ambiente fará a distribuição das mudas de árvores frutíferas. No total, são mais de mil mudas disponíveis de forma gratuita para a população.
As equipes da Polícia Ambiental estarão no local para esclarecer dúvidas e fazer orientações técnicas. Atividades ambientais para crianças, que reúnem o lúdico como forma de conscientização, serão desenvolvidas pela Secretaria de Cultura.
Catanduva tem motivos para comemorar quando o assunto é arborização urbana. Isso porque o projeto Arvorear conquista cada vez mais adeptos. São pessoas preocupadas com a natureza e em deixar a cidade mais verde e bonita.
Só neste ano, o projeto concretizou o plantio de 101 árvores, 40 delas só neste mês de setembro. A quantidade de espécies espalhadas tanto na região urbana quanto em Áreas de Preservação Permanente (APP) soma 55.500 árvores.
“Os benefícios das árvores são inúmeros. Em áreas arborizadas, a temperatura e umidade melhoram a saúde, porque as árvores capturam o gás carbônico e liberam vapor de água, além de absorver ruídos e o barulho da cidade. Quando estamos à sombra das árvores, sentimos frescor e não estamos expostos diretamente à luz solar”, a responsável pela Divisão de Proteção Ambiental.